A missão

Lucas 10, 1-12

N
ste texto dos quadrinhos, Jesus escolhe os discípulos que estarão ao lado dos apóstolos no anúncio da Boa Notícia ao mundo. Seu número é significativo: 72, ou 70 de acordo com outros manuscritos. Este número indica que os discípulos são muitos e são enviados a todos os povos da Terra. De fato, na tradição judaica, 70 eram as nações da Terra que haveriam de ouvir a promulgação da Lei sobre o Sinai (Gn 10; Dt 32,8). Este texto é um verdadeiro “manual do missionário”.

Mas os povos são muitos. São necessários muitos operários para recolher os grãos maduros. O patrão da messe é Deus, que chama e envia: o discipulo reconhece isto na oração.


missão
missao

missao

O trabalho do missionário é gratuito, e o seu salário consiste na hospitalidade daqueles que o receberão. Às vezes, serão desprezados; outras vezes não serão alojados comodamente, mas isto não deve parar sua missão. “Comam aquilo que vos oferecerem”, diz Jesus: e a frase tem tanto valor se pensarmos que é voltada a judeus, cujos tabus alimentares os impediam de se aproximarem dos pagãos. E se até mesmo o missionário for desprezado, não deverá amargurar-se ou desencorajar-se. Quem os expulsa, mesmo conhecendo a Boa Notícia, é mais culpado do que Sodoma, a cidade do Antigo Testamento (Gn 13, 13; 18,20; 19,29) destruída por Deus por suas atrocidades, porque esta não teve o privilégio de conhecer o Evangelho de Cristo.

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP