África, Moçambique: novo ataque jihadista no norte. O alarme dos missionários

Novo ataque das formações jihadistas em Mocímboa da Praia, no norte de Moçambique. Os milicianos incendiaram a igreja local, a escola secundária Januario Pedro, o hospital, dezenas de casas, carros e lojas

foto: www.fides.org.it

por André Guerra


Novo ataque das formações jihadistas em Mocímboa da Praia, no norte de Moçambique. A notícia foi publicada no site Fides, instrumento de informação das Pontifícias Obras Missionárias desde 1927. Os milicianos incendiaram a igreja local, a escola secundária Januario Pedro, o hospital, dezenas de casas, carros e lojas.

A cidade de Mocímboa da Praia é uma das maiores da província de Cabo Delgado. Segundo os depoimentos à Agência Fides de missionários e religiosos no local, que pedem anonimato por razões de segurança, os “rebeldes” atacaram em vigor. Queimaram alguns prédios, libertaram os detidos da prisão local e até levantaram as bandeiras negras do Estado Islâmico. “As forças armadas reagiram duramente. Armas pesadas também foram disparadas nas ruas. O confronto durou várias horas. No final, as ruas estavam cheias de cadáveres, incluindo civis”, contaram os religiosos.

A vila já havia sido atacada em 23 de março, quando, pela primeira vez, os jihadistas usaram armas modernas e técnicas avançadas de guerrilha. Dom Luiz Lisboa, bispo de Pemba, disse que os terroristas haviam prometido que voltariam em breve. E assim foi.

As populações de toda a província de Cabo Delgado estão assustadas, relataram os missionários que moram e atuam naquela área. Os religiosos falam de homens, mulheres e crianças que fogem, sem levar nada com eles, buscando refúgio na floresta. Em Mocímboa da Praia, muitas famílias fugiram para o mar a bordo dos barcos de pescadores, esperando que os confrontos terminassem.


Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP