Alp, 30 anos de missão dos leigos dentro da história do PIME

A Associação Leigos do PIME celebrou trinta anos de fundação. “Se perdermos nossas vidas por Deus, se dermos nossas vidas por Ele, não as perderemos

por redação Mundo e Missão


Trinta anos de missão dos leigos dentro da história do PIME. Na Itália o Alp, Associação Leigos do PIME, celebrou trinta anos de fundação. A festa aconteceu na casa de Busto Arsizio, no final do mês de junho e durante a missa, celebrada pelos padre Pierfrancesco Corti, padre Natale Brambilla, padre Xavier Lourdh e padre Marco Villa (secretário geral do PIME), foram lembrados todos os missionários leigos que nessas três décadas doaram um pedaço de sua vida para as missões do Instituto.

“Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á” (Lucas 17, 33). Esta foi a passagem do Evangelho de Lucas que guiou a reflexão neste dia de festa: para Quem os leigos perdem a suas vidas? Se perdermos nossas vidas por Deus, se dermos nossas vidas por Ele, não as perderemos, a resposta dada pelos missionários do Alp.

O caminho do Alp prevê um percurso de formação de 2 anos: um final de semana por mês os formandos se reúnem na casa de Busto Arsizio (em província de Milão) para rezar e se formar em vista da partida para as missões. Atualmente os leigos do Alp estão presente nas missões do PIME (colaborando tanto com os missionários do Instituto como com as Dioceses) na Tailândia, na Argélia, nos Camarões, na Guiné-Bissau, no Bangladesh e também aqui no Brasil onde atua a família Guerra (Andrea, Chiara e Matilde).

Por causa da pandemia do coronavírus, este ano parte da formação foi feita pela internet e não presencialmente. Durante a festa do Alp foi dado o mandato missionário para Anna, Alberto e Biagio, uma família que se disponibilizou para partir para o Bangladesh, e para Silvia, que logo partirá para os Camarões. Outros 7 formandos deram a disponibilidade a sair da Itália para doar alguns anos da suas vidas pela missão da Igreja e do PIME.


Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP