Bispo de Colônia abre o seminário para ajudar pessoas em situação de rua

Foto: CNA Deutsch/ Henning Schoon / Arquidiocese de Colônia

As pessoas tem a possibilidade de usar os banheiros, tomar banho e recebem um prato de comida.

por Redação Mundo e Missão


O Cardeal Rainer Maria Woelki, bispo de Colônia, cidade na Alemanha que foi sede da Jornada Mundial da Juventude em 2005, decidiu abrir o seminário para dar auxílio às pessoas em situação de rua.

A noticia ganhou as páginas dos jornais em todo mundo. “As únicas coisas que restam abertas hoje são os supermercados, as farmácias e tudo o que possa ser útil para bens de primeira necessidade. Não se pode sair em mais de duas pessoas ou, no máximo, membros da mesma família. Grupos de amigos, colegas ou familiares distantes não podem se reunir ou sair juntos”, conta à O São Paulo um funcionário da Arquidiocese de Colônia. Que adiciona: “Temos aqui cerca de 7 mil pessoas em situação de rua e, devido à restrição de circulação, as pessoas estão sem possibilidade de ganho. Isso porque elas recolhiam plásticos e latinhas nas ruas, por exemplo, e os trocavam no supermercado por comida e abrigo. Obviamente não havendo pessoas nas ruas, não há mais este tipo de ganho. Com o fechamento dos restaurantes e outros locais, há poucos banheiros públicos disponíveis”.

O seminário fica aberto por duas horas ao dia, das 13h às 14h para as mulheres e das 14h às 15h para os homens. “A decisão do Cardeal de abrir o seminário foi muito bem vista por todos, sobretudo pelos meios de comunicação, que divulgaram muito a notícia. As pessoas acolhidas não irão dormir no seminário, pois, neste caso, estão sendo acolhidas e ajudadas por instituições como a Cáritas ou outras entidades não religiosas. As pessoas tem a possibilidade de usar os banheiros, tomar banho e recebem um prato de comida. A previsão é de que se acolha de 100 a 150 pessoas por dia”, conclue o funcionário.

Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP