Curso em SP propõe aprimorar a criatividade dos catequistas

Voltado aos agentes pastorais, formação visa motivar o potencial criativo para que as atividades desenvolvidas nas turmas de catequese e crisma sejam mais proveitosas.

 

É
verdade que a linguagem verbal é fundamental para que os catequistas consigam compartilhar as bases da fé cristã com as crianças e os jovens. No entanto, há outras ferramentas importantes que devem ser consideradas na metodologia do ensino religioso. Isso porque a catequese deve englobar a linguagem humana como um todo, porque necessita gerar relação, educar, informar e, sobretudo, transformar.

Pensando nisso, o Centro Cultural PIME, ligado à entidade católica Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), desenvolveu um curso que visa apresentar diversas técnicas para tornar a comunicação de conteúdos ainda mais eficaz. Previsto para ser iniciado em março, o curso “A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral” acontecerá na sede do PIME na capital paulista, próxima à estação de metrô Ana Rosa.

O intuito do curso é ajudar os catequistas a aproveitarem tudo o que eles são, criando um “espaço humano” em que floresce a experiência do sentido, ou seja, da fé. “Elaboramos essa formação com muito cuidado porque sabemos que a catequese não consiste primariamente em uma “entrega” de conteúdos, mas numa maneira de se relacionar em que o sentido cristão da Vida é ao mesmo tempo oferecido e compartilhado”, explica o padre Massimo Casaro, missionário italiano que organizou o curso.

Segundo ele, se a fé é uma experiência, e a catequese uma maneira tipicamente cristã de se relacionar, então a primeira e insubstituível ‘ferramenta’ é o próprio catequista, daí a importância de que ele entenda seus pontos fortes, mas também suas limitações. “O catequista alcança o seu objetivo se souber aproveitar de si mesmo como crente e como ser humano. Por isso, o curso acompanha os catequistas na descoberta de suas características específicas para que sejam melhor aproveitadas no relacionamento com os jovens”, ressalta.

Todo este percurso terá duração de 8 encontros semanais, de 4 horas cada, sempre aos sábados, das 13h30 às 17h30. A programação inclui 4 módulos, onde serão trabalhados diversos pontos-chave, tais como expressão corporal e artística, técnicas para contação de estórias, produção criativa, entre outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

 

SERVIÇO
Curso: A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral

Local: Centro Cultural PIME
Endereço: Rua Joaquim Távora, 686 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Horário: das 13h30 às 17h30
Encontros: março (dias 3, 10 e 17), abril (dia 28), maio (dias 5, 19 e 26) e junho (9 e 16)

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP