Em Yaoundé, as promessas iniciais de cinco seminaristas do PIME

Na missa de Pentecostes, os seminaristas Adolfo, Arséne, Gael, Jean e Jérémie pronunciaram a promessa inicial ao PIME. Foi inaugurada também a nova casa dos missionários leigos no canteiro de obras do novo seminário PIME em Nkolbissong

por Achille Tissebe (1° ano de filosofia)


No dia 31 de maio, celebramos três grandes eventos: Pentecostes, a promessa inicial de agregação ao PIME e a admissão entre os candidatos ao diaconato e presbiterado na paróquia de São Braz em Mvog-Ebanda e a bênção da casa de missionários leigos localizados em local de construção do novo seminário PIME em Nkolbissong Yaoundé.

A promessa inicial dos candidatos: Adolfo, Arséne, Gael, Jean e Jérémie, foi pronunciada durante a missa de Pentecostes presidida pelo pároco Rino Porcellato, acompanhada pelos concelebrantes dos três formadores do seminário e do padre Carlo Scapin, sem esquecer a presença dos outros 15 seminaristas do PIME, dos dois missionários leigos Domenico e Gian-Luigi, das irmãs da Imaculada e de alguns fiéis que durante a celebração estavam distanciados devido a pandemia.

Durante a homilia, o celebrante nos lembrou que o Pentecostes é a festa do nascimento da Igreja há 1990 anos. Como no primeiro dia, o Espírito Santo está sempre trabalhando para renovar, rejuvenescer e guiar a Igreja. Ele então enfatizou que Adolfo, Arsène, Gaёl, Jean e Jérémie assinaram seu compromisso de continuar sua formação, que um dia os levará a fazer a promessa definitiva e a engajar-se na missão como sacerdotes. Em nome do Superior Geral e de todos os missionários do PIME, o padre Rino os recebeu em sua nova família de apóstolos: PIME.

Após a homilia, os seminaristas apresentados pelo reitor, padre Graziano Michielan, manifestaram seu sim para se comprometerem e a continuarem a formação que um dia os levará ao sacramento das Ordens Sagradas. Então eles foram aceitos na família apostólica do PIME como consagrados à missão por toda a vida (promessa inicial). Então eles foram vestidos pelos padres do PIME com uma túnica branca. Após a cerimônia, o pároco Padre Rino convidou os participantes para uma confraternização. Todos parabenizaram os jovens seminaristas do PIME e os encorajaram em sua missão.

A bênção da casa dos missionários leigos, seguida por um almoço no local da construção do novo seminário em Nkolbisson, foi feita pelo vice-reitor Padre Patience Kalkama. Uma chuva abundante e benéfica chegou até nós. Cheios de espanto e alegria, tivemos o almoço simples, mas agradavel, no topo da montanha Nkolbisson.

fonte: Mondo e Missione


Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP