Estudo alerta para redução do nível de oxigênio nos oceanos

Poluição lançada nas águas costeiras tem causado consequências extremamente negativas para a vida marinha

Poluição lançada nas águas costeiras tem causado consequências extremamente negativas para a vida marinha | (Foto: Divulgação)

A
s concentrações de oxigênio nos oceanos estão caindo, não apenas como resultado das mudanças climáticas, mas também da poluição. A conclusão faz parte de um estudo publicado recentemente pela revista Science, que aponta como tal fenômeno representa uma séria ameaça para a vida marinha e para as populações cuja sobrevivência depende dos oceanos.

O estudo citado no artigo foi realizado por uma equipe de cientistas do Global Ocean Oxygen Network, um novo grupo de trabalho criado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO — e destaca que o nível de oxigênio dos oceanos tem caído principalmente por conta de atividades humanas que aumentaram a temperatura global e a poluição lançada nas águas costeiras.

Ainda de acordo com os pesquisadores, com o aumento das temperaturas, o nível de oxigênio nos oceanos deverá diminuir ainda mais, o que ameaça a biodiversidade e resulta em crescimento atrofiado, doenças, sufocação e morte de muitos animais.

A cientista Denise Breitburg, do Centro de Investigação Ambiental Smithsonian, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo, afirmou em entrevista à ONU, que o oxigênio é fundamental para a vida nos oceanos. Ainda segundo ela, “o declínio do nível de oxigênio nos oceanos está entre os mais sérios efeitos das atividades humanas no meio ambiente terrestre”.

RESPONSABILIDADE DE TODOS

Já existe hoje pelo menos uma grande Ilha de Plástico no oceano. O que mais será preciso para que o ser humano se dê conta do quanto a má gestão de seus resíduos está destruindo a vida marinha? Ativista do Projeto Route, de limpeza dos litorais, Pedrão Assis faz o alerta e aponta como a maior consciência sobre o que passa nas nossas mãos pode reverter o caminho dos resíduos sólidos que vão parar nos estômagos dos animais marinhos. Gota a gota, eles têm buscado alertar a sociedade sobre a imensa quantidade de lixo que tem ido parar nos mares. Clique no vídeo acima e veja o que ele disse no TED Talks Floripa.

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP