Evento integra USP e escola pública para desafios na educação

encontro usp escola

Com atividades e cursos gratuitos, iniciativa valoriza o profissional da educação por meio da abertura da Universidade para atender às dificuldades dos docentes da rede pública

 

C
omeça nesta segunda (14) e segue até sexta-feira (18) a 17ª edição do Encontro USP Escola, um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas áreas do ensino básico, além de debates, palestras e oficinas. Ao todo, serão 26 cursos relacionados a Ciências da Terra, Tecnologia da Informação, Ciência e Arte, História e Cultura Indígena, Física Moderna, entre outros. As atividades são ministradas por representantes da comunidade universitária e também por representantes da comunidade escolar. São apresentados temas e abordagens diversificadas que procuram responder a demandas atuais da escola básica. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.

As professoras Vera Bohomoletz, do Instituto de Física, e Katia Regina Varela, docente de Química e Física da rede pública estadual paulista e da Associação de Professores da Escola Pública (Apep), fazem parte do Grupo USP Escola e explicam que esse evento anual teve início em 2011 e é oferecido aos professores da rede pública, que vêm majoritariamente de São Paulo, mas também de todo o país. Segundo informações publicadas pelo Jornal da USP, até semana passada já havia mais de 900 inscritos para participar do evento. “Temos, além dos cursos, várias atividades de debates, oficinas, palestras e seminários, que vão ao encontro ao interesse do professor que está na sala de aula”, diz a professora Vera.

“Lá, a gente tem uma troca de experiências que nos fortalece, que dá energia para continuar durante o ano e que faz com que fiquemos esperando chegar julho, quando tem uma nova oportunidade, porque o encontro acontece duas vezes por ano”, explica a professora de Química, Katia Regina.

Para ela, o evento é uma forma de valorizar o profissional da educação por meio da abertura da Universidade para atender às dificuldades dos docentes da rede pública. Uma das propostas é propiciar que o professor busque novos conhecimentos, por meio de atividades que incentivem e mostrem a esses profissionais a possibilidade de serem pesquisadores.

Um diferencial do Grupo USP Escola, apontado por Vera, é o incentivo e apoio que oferece às iniciativas inovadoras. “Fazemos isto divulgando as iniciativas e dando oportunidade aos professores de divulgar aos seus colegas também. Nós oferecemos um espaço — que não existe na prática — de troca entre os professores.” Esse intercâmbio de conhecimento também é feito com a USP, que realiza pesquisas e, com isso, traz reflexões, com a escola, que, por sua vez, pratica, além de pesquisar e debater também, complementando-se uma à outra. “O Encontro USP Escola é como o próprio nome: um encontro entre Universidade e escola pública. É uma emoção, os professores da USP abraçam os professores da escola pública como a gente nunca foi abraçado e valorizado. Isto é genial”, comenta a professora Katia.

Embora se concentrem no Instituto de Física da USP (IFUSP), as atividades do evento ocorrem também na Escola de Comunicações e Artes (ECA), nos institutos de Geociências (IGc), de Química (IQ), de Astronomia e Geofísica (IAG), no prédio da História e Geografia (FFLCH) e nos museus, tanto no campus como também fora dele, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Museu de Zoologia (MZ).

 

>> Clique aqui e confira a programação completa do 17º Encontro USP Escola

 

Fonte: Jornal da USP

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP