Festival promove encontro de culturas tribais

Iniciativa realizada na Itália nasceu há quase 20 anos e é mantida por voluntários

 

O tambor do Burundi | Foto: Edoardo Walter Porzio

E
m junho de 2017 saí em busca de emoções e com o desejo de conhecer pessoas de diversas nacionalidades, com suas manifestações culturais. E descobri que, em Chiuduno, uma comuna na província italiana de Bérgamo, acontece um festival anual chamado “O Espírito do Planeta”.

A manifestação é promovida por uma associação homônima, com o objetivo de criar oportunidades de encontro de etnias e culturas tribais provenientes de variadas partes do planeta. Os fundadores da associação afirmam que “só através de um recíproco conhecimento das atitudes, das crenças e de outros costumes é possível edificar um mundo melhor”. Partilho plenamente desta convicção.

A iniciativa nasceu no ano 2000 e é mantida por voluntários e por seus apaixonados. Trata-se de uma feira ou quermesse que, durante duas semanas, oferece aos visitantes a oportunidade de assistir a danças, cerimônias tribais e outras excelentes manifestações culturais ao redor do planeta. Tudo gratuito.

As pessoas e os grupos que se apresentam no festival trazem de seus longínquos países, desde as geleiras do Alasca, passando pelo deserto de Gobi e do Kalahari, e pelas florestas de Borneo, até as tundras siberianas, um fragmento de sua mais autêntica cultura nativa. Vale a pena conhecer este espetáculo.

 

Publicado na revista Mundo e Missão de dezembro/2017 – Ed. 218
Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP