Guardiões da Amazônia expulsam madeireiros ilegais

Sônia Guajajara - Guardiões da Amazônia

Sônia Guajajara em um protesto em Paris contra os planos do governo de instaurar uma série de hidrelétricas na Amazônia, Março 2014.

Na Amazônia maranhense, o grupo conhecido como Guardiões da AmazôniaGrupo de indígenas extremamente corajosos e inspiradores na Amazônia brasileira que estão colocando suas vidas em risco para proteger a floresta Amazônica da destruição, interceptaram uma gangue de madeireiros ilegais bem conhecida, queimaram seu caminhão e os expulsaram da floresta.

A terra indígena Arariboia, lar do grupo de indigenas isolados Awá, é una das regiões mais ameaçada da Amazônia, de acordo com um estudo recente publicado no volume Estudos Avançados Jan/Abr 2018. Os Guardiões, membros do povo Guajajara, encontraram recentemente abrigos abandonados dos Awá próximos de onde os madeireiros operam. A falta de proteção que deveria ser garantida, de acordo com a Constituição Federal, forçaram os Guardiões a se mobilizarem.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse:

Os territórios indígenas são as melhores barreiras ao desmatamento, e estes Guardiões estão defendendo a última parte verde em um mar de desflorestamento. É mais uma prova de que os povos indígenas são os melhores conservacionistas e guardiões do mundo natural. Os Guardiões são praticamente as únicas pessoas entre os madeireiros e os Awá isolados, que ainda resistem nesta floresta. A falta de ação do governo brasileiro frente ao crescente desmatamento ilegal é vergonhosa.

Agora, eles temem uma retaliação violenta. Três Guardiões foram assassinados por madeireiros em 2016, e eles já sofreram ataques incendiários e são frequentemente vítimas de ameaças de morte.

Apoie os Guardiões: divulguem este pedido

Povo Awá

Os Awá são um povo caçador-coletor vivendo nas florestas da parte oriental da Amazônia brasileira. Alguns Awá têm contato com o mundo externo, enquanto outros são isolados. A tribo é conhecida pela sua afinidade com os animais de sua floresta, e algumas famílias possuem mais animais do que pessoas, de quatis a queixadas e urubus-rei.

Terra Indígena Arariboia

A Terra Indígena Arariboia possui um bioma único na área de transição entre o cerrado e a floresta tropical onde existem espécies que não são encontradas em nenhum outro local na Amazônia. A terra dentro do território indígena está sendo ameaçada por madeireiros ilegais, apoiados por alguns políticos locais, e os cortes governamentais no orçamento da FUNAI e na proteção das terras tornarar a área ainda mais vulnerável.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP