Jovem do RJ relata experiência missionária no sertão baiano

aline neves

(Fotos: Província Franciscana da Imaculada Conceição)

Após participar de eventos que promovem o carisma missionário da Igreja, tais como a Caminhada Franciscana da Juventude e as Missões Franciscanas da Juventude, a jovem Aline Neves, natural de Nilópolis (RJ), está em missão numa paróquia composta por 30 comunidades em Cocal, no sertão baiano

 

“Eu sou uma leiga, que saí da minha cidade, larguei emprego e família, para vir servir a Cristo e às pessoas de Cocal, na Bahia, porque senti um grande chamado na primeira vez que estive aqui. Como foi algo que senti fortemente, lutei bastante para conseguir vir. Pensei, busquei conselhos e deixei Deus falar em meu coração para saber se era isso mesmo.

A minha acolhida na cidade foi a melhor possível. O carinho do povo comigo foi o que me motivou a vir novamente para cá. A primeira vez foi em julho de 2017, quando fiz uma semana de missão junto a outros 15 jovens. Voltei uma segunda vez, em setembro do mesmo ano, na Festa da Padroeira. Vim sozinha e fui muito acalentada pelo povo. Aí veio o desejo de voltar e fazer uma experiência maior.

Jovens percorrem ruas de Cocal durante a missão realizada em 2017

A experiência está sendo muito rica. Hoje sou uma nova pessoa por conta da vida aqui. É uma cultura diferente, mas o Cristo é o mesmo. A cada dia é um desafio novo: morar sozinha, trabalhar para me sustentar e fazer a missão. Mas estou aqui porque tenho Cristo e Ele me dá força. Tudo o que necessito, Ele providencia.

O futuro está na mão de Deus, como a minha vida também está entregue a Ele. Se hoje estou aqui, é porque ouvi o Seu chamado. A proposta inicial é ficar por um ano. Mas, se for da vontade d’Ele que eu fique mais um ou dois anos, ficarei. Da mesma maneira que ouvi o chamado divino para estar aqui, se for da Sua vontade que eu retorne para minha comunidade de origem, lá eu estarei, pois vou para onde Ele me guiar.

Pedi muito a Deus uma mudança de vida, um sentido novo, e Ele me deu. Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade concedida por Ele para mim. Onde Ele mandar, eu irei. O futuro de fato a Deus pertence. E o meu futuro, o meu presente e a vida inteira pertencem a Ele.”

Aline Neves em Cocal

Aline Neves (à esquerda, ao lado do frei Diego Melo (ofm), responsável por organizar a ida de jovens missionários à cidade Cocal

Texto adaptado para o jornal Missão Jovem de dezembro de 2018 – edição nº 345. Publicado originalmente na revista Comunicações, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP