Missionários católicos prestam assistência a imigrantes no México

 

A
s pessoas que vivem em Tijuana, no México, deparam-se com um fluxo sem precedentes de imigrantes. O número de refugiados da América Central na região é estimado em 6 mil pessoas. O padre Jesse Esqueda, Oblato de Maria Imaculada da Província dos Estados Unidos, dirige a Missão Oblata perto de La Morita, nos arredores de Tijuana. Em entrevista ao Vatican News, ele explicou como os Oblatos e a comunidade em geral estão ajudando.

Há três semanas, os Oblatos atendem às necessidades básicas de um grupo de 18 imigrantes em seu Centro da Juventude. “Nós fornecemos abrigo, comida, roupas, advogados e também trabalho”, disse o Padre Esqueda. Os missionários encontraram quatro casas para alugar, por acharem que é melhor que os imigrantes sejam mais independentes. Além disso, conseguiram vagas de emprego para que os imigrantes trabalhem e paguem o aluguel. “Contudo, ainda estamos fornecendo comida e qualquer outro tipo de necessidade”, explicou o padre

Segundo ele, a Caritas está organizando a coleta de suprimentos para o acampamento e fornecendo refúgio para o restante dos cerca de seis mil imigrantes centro-americanos. Muitas pessoas na área de Tijuana estão doando cobertores, água e comida. “Com tanta gente, é difícil para muitos deles ficarem na fila por horas para conseguir comida, mas muita gente, por conta própria, prepara uma refeição, abre o carro e distribui os alimentos. Nós já fizemos isso, outro dia nós preparamos uma centena de refeições e as distribuímos, então as pessoas se alinham e nós lhes damos um prato quente de comida”, contou.

Nesse momento, a energia de todos se concentra em abordar a “situação de emergência” que pode se tornar “de longo prazo”, explicou o padre. Alguns estão começando a planejar, inclusive, a situação de longo prazo, já pensando na educação das crianças.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP