Na Índia morreu irmã Celine, uma das primeiras indianas das Missionárias da Imaculada (PIME)

por André Guerra


Morreu com 91 anos, na Índia, no dia 9 de setembro, a irmã Celine Kalpakachery, missionária da Imaculada, que fazia parte do primeiro grupo de jovens indianas que ingressaram nas “irmãs do PIME”. Já há algum tempo doente, ela faleceu em Villa Balconi, lar dos missionários idosos em Vegaveram, na cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh, que atualmente abriga 45 religiosas.

Irmã Celine em 8 de junho de 1955 havia chegado de Kerala em Andhra Pradesh para fazer parte do primeiro grupo de missionárias indianas da Imaculada. Fundadas na Itália em 1936 para ajudar o PIME na evangelização, as religiosas chegaram à Índia na diocese de Vijayawada em 1948 e já em 1954 o Instituto havia feito a opção de se abrir às vocações locais. Então, em 1955, havia 14 meninas indianas que fizeram sua primeira profissão. A primeira semente de um caminho que hoje faz com que as irmãs de origem indiana sejam o maior grupo das missionárias da Imaculada.

Enfermeira e fisioterapeuta, a irmã Celine trabalhou em muitos hospitais da congregação em Andhra Pradesh. Ela sempre foi uma pessoa trabalhadora e alegre, que dedicou muito tempo à oração e aos seus pacientes. Outra área de compromisso foi a educação de crianças em escolas. Em seguida, dirigiu-se às aldeias para pregar a palavra de Deus, assistir os enfermos e preparar os catecúmenos para os sacramentos da iniciação cristã.

Dedicou se muito para os leprosos do Centro de Lepra Vegavaram Damien, uma estrutura da congregação que quando foi inaugurada há 60 anos era a única a atender os leprosos na área. Irmã Celine percorreu as aldeias em busca de pacientes e os tratou com amor no hospital. Ela os ajudava a aliviar as dores com fisioterapia, com muito amor e dedicação. Ela colocava seu coração e mente em tudo que fazia porque seu vínculo com Jesus era muito forte.

Fonte: Mondo e Missione


Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP