Papa convida jovens para reunião pré-sinodal

Papa Francisco com a juventude

P
apa Francisco anunciou que de 19 a 24 de março de 2018, a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos convocou uma reunião pré-sinodal à qual estão convidados jovens de diferentes partes do mundo: jovens católicos e jovens de diversas confissões cristãs e de outras religiões; também jovens não crentes.

“Esta iniciativa se insere no caminho de preparação para a próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que será sobre o tema  “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” em outubro de 2018. Com tal caminho, a Igreja quer colocar-se à escuta da voz, da sensibilidade, da fé e das dúvidas e críticas dos jovens. Por isso, as conclusões da Reunião de março serão transmitidas aos Padres Sinodais”.

Em uma nota a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos afirma que esta iniciativa permitirá aos jovens de exprimir as suas expectativas e seus desejos, como também as suas incertezas e preocupações nas complexas situações do mundo de hoje.

A reunião pré-sinodal – afirma ainda a nota – contribuirá para enriquecer a fase de consulta já iniciada com a publicação do “Documento Preparatório” e o relativo “Questionário”, com a abertura do site online onde estão inseridos um Questionário para os jovens e informações do Seminário Internacional sobre a condição do mundo juvenil, realizado no último mês de setembro. O fruto dos trabalhos da Reunião será oferecido aos Padre Sinodais, além de outros documentos, para favorecer a sua reflexão e aprofundamento.

Fonte: Rádio Vaticano

ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PELOS JOVENS

(Em vista do Sínodo dos Bispos de 2018) 

Senhor Jesus, a tua Igreja a caminho do Sínodo dirige o olhar a todos os jovens do mundo. Pedimos-te que, com coragem, assumam a própria vida, olhem para as realidades mais bonitas e mais profundas e conservem sempre um coração livre.
Acompanhados por guias sábios e generosos, ajuda-os a responder à chamada que Tu diriges a cada um deles, para realizar o próprio projeto de vida e alcançar a felicidade. Mantém aberto o seu coração aos grandes sonhos tornando-os atentos ao bem dos irmãos.
Como o Discípulo amado, também eles permaneçam ao pé da Cruz para acolher a tua Mãe, recebendo-a como um dom de ti. Sejam testemunhas da tua Ressurreição e saibam reconhecer-te vivo ao lado deles, anunciando com alegria que Tu és o Senhor. Amém.

Papa Francisco

Publicado no Jornal Missão Jovem de Dezembro de 2017
Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP