Papa Francisco assinará uma nova encíclica: “Todos Irmãos”, dedicada ao tema da fraternidade

O Santo Padre apresentará a terceira encíclica do Magistério na cidade de Assis, na Itália, depois de uma missa celebrada sem a presença de fiéis

por Andrea Guerra


Chama se “Fratelli tutti” (“Todos irmãos”) a nova encíclica que será assinada pelo Papa Francisco no dia 3 de outubro em Assis, na Itália, sobre o túmulo de São Francisco, depois de uma missa na Basílica Inferior da cidade, sem a presença dos fiéis, por causa das restrições da pandemia.

Depois de “Lumen fidei” (2013) e “Laudato si´” (2015), o Santo Padre dedica uma encíclica ao tema da fraternidade e a amizade social. Como relata o site Vatican News, “o título do último documento se refere a um valor central do Magistério de Francisco, que na noite de sua eleição, 13 de março de 2013, apresentou-se ao mundo com a palavra ‘irmãos’. E irmãos são os invisíveis que ele abraça em Lampedusa, os imigrantes, em sua primeira saída como Pontífice. Também Shimon Peres e Abu Mazen que apertam juntos a mão com o Papa, em 2014, são um exemplo dessa fraternidade que tem a paz como meta. Até a Declaração de Abu Dhabi do ano passado, também neste caso um documento sobre a ‘fraternidade humana’ que, disse Francisco, ‘nasce da fé em Deus que é Pai de todos e Pai da paz’.

“Enquanto o mundo sofre uma pandemia que coloca tantos povos em dificuldade e nos faz sentir irmãos na dor, não podemos deixar de sentir a necessidade de nos tornarmos acima de tudo irmãos no amor. Este gesto do Papa Francisco nos dá nova coragem e força para ‘reiniciar’ em nome da fraternidade que nos une a todos”, disse o bispo de Assis, Dom Sorrentino.


Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP