top of page

A Igreja avança na preparação do 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus

A Igreja do Brasil se prepara para o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus de 11 a 15 de novembro de 2023, tendo como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.


Foto: Reprodução oficial

A Igreja do Brasil é consciente, embora que nas últimas décadas houve um amadurecimento da consciência missionária, da falta ainda de um empenho mais efetivo e generoso, individual e eclesial, uma maior disponibilidade e um compromisso mais amplo para assumir a missão ad gentes, sendo muitas as Igrejas particulares do Brasil ainda não assumiu seu protagonismo e sua responsabilidade nesse campo.

Seguindo o já realizado, o 5º Congresso Missionário Nacional pretende dar passos adiante, através de um processo sinodal de escuta e diálogo, em comunhão com as Igrejas locais e com todos os sujeitos eclesiais. Para isso se faz necessária uma conversão pastoral que leve descobrir a missão como tarefa primária da Igreja. Nesse sentido, desde o coração da Amazônia até os extremos do mundo, este Congresso quer, também, estimular e potenciar a cooperação missionária e despertar um novo vigor para a missão ad gentes das Igrejas particulares.

O Congresso, partindo do princípio de que a missão da Igreja é evangelizar, busca impulsionar a missão ad gentes das Igrejas particulares. Para isso se faz necessário escutar os apelos do Espírito Santo, protagonista da missão; impulsionar uma reflexão acerca da responsabilidade das Igrejas particulares pela missão ad gentes; incentivar projetos de colaboração missionária, partindo da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. Junto com isso integrar forças, contribuir na efetivação do Programa Missionário Nacional, reafirmar a opção pelos pobres, e impulsionar o processo de preparação da Igreja no Brasil para o 6º Congresso Missionário das Américas (CAM 6), que será realizado em Puerto Rico em 2024.

Um Congresso que será realizado seguindo uma metodologia sinodal, de comunhão e de participação. Se busca um caminhar juntos para cumprir uma tarefa comum, por meio da participação de cada um de seus membros. Para isso se pretende conhecer as iniciativas e projetos e atividades missionárias ad gentes existentes. Tudo isso seguindo um itinerário bíblico, teológico, espiritual e metodológico, segundo o método Ver-Discernir-Agir.

O ponto de partida são as Igrejas locais e o desafio de envolvê-las no processo do 5º Congresso, que leve a despertar desde a primazia da graça, a consciência missionária ad gentes na perspectiva da universalidade da missão. Para isso quer se envolver os organismos missionários de cada diocese como fundamento das reflexões que serão desenvolvidas durante o Congresso nas conferências, nos painéis temáticos, nas oficinas e partilhas missionárias dos participantes.

A Comissão organizadora, reunida neste 14 de fevereiro foi avançando nos passos a serem dados durante e antes do Congresso, como é a elaboração do Texto Base, insistindo na necessidade de uma reflexão desde uma perspectiva amazônica. Na preparação previa, acontecerá o Seminário de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado em Brasília de 26 a 29 de março de 2023 com a participação dos representantes dos Comitês Missionários dos Regionais da CNBB.


Por Padre Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


コメント


bottom of page