top of page

A oração da JMJ de Seul, um convite a viver o Evangelho com coragem

Na Solenidade de Cristo Rei, foi divulgada a oração oficial que acompanhará os jovens durante a Jornada Mundial da Juventude que se realizará na Coreia do Sul de 3 a 8 de agosto de 2027.

O logótipo da JMJ Seul 2027 (Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida)  (Dicastero per i laici, la famiglia e la vita)
O logotipo da JMJ Seul 2027 (Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida)  (Dicastero per i laici, la famiglia e la vita)

Inspira-se no versículo do Evangelho de João: "Tende coragem! Eu venci o mundo", a oração oficial que acompanhará os jovens e toda a comunidade eclesial na caminhada para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027, programada de 3 a 8 de agosto.


No último domingo, 23 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, a comissão organizadora local da JMJ divulgou a oração que, segundo um comunicado, "convida aos jovens para confiarem na vitória perene de Cristo e viverem o Evangelho da esperança, da unidade e da misericórdia em meio aos desafos do mundo atual".


Temas da oração

Cinco temas pontuam a oração: gratidão pelo chamado universal de Deus e pelo seu amor incondicional pelos jovens, a entrega ao Pai que reúne os seus filhos em comunhão e unidade, a vitória definitiva de Cristo que chama cada pessoa à coragem e à doação de si, reconhecendo na Cruz o triunfo do amor e do perdão, a invocação do Espírito Santo, a "Chama do Amor", memória viva das origens da Igreja na Coreia, do martírio e dos frutos de paz, amor e verdade que surgiram da história de fé do país, o compromisso de caminhar como Igreja sinodal, peregrina na escuta, no discernimento e na caminhada unida. A oração se conclui com a intercessão à Santíssima Virgem Maria, padroeira da Coreia, e aos santos padroeiros da JMJ Seul 2027.


Uma oração sinodal

Uma das novidades do texto diz respeito à sua gênese: foi inicialmente idealizado pelos bispos locais, mas depois desenvolveu-se numa viagem partilhada de escuta, oração e discernimento. Num retiro de dois dias, preparado ao longo de dois meses por voluntários, sacerdotes, membros da equipe responsável e jovens estrangeiros residentes em Seul, houve catequeses temáticas, adoração eucarística, lectio divina, momentos de oração pessoal e comunitária e sessões estruturadas para a escrita e revisão do texto. Setenta e sete pessoas participaram do retiro, representando a diversidade da Igreja na Coreia: jovens enviados pelas dioceses e institutos religiosos, jovens de outras culturas, sacerdotes, religiosos e religiosas e membros da comissão organizadora. Após o exame de um primeiro esboço, o texto foi submetido à Conferência Episcopal Coreana e posteriormente foi aprovado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.


Redescobrir a sinodalidade

"A JMJ Seul 2027 será celebrada num momento em que a Igreja é chamada a redescobrir a sinodalidade autêntica", disse o arcebispo Peter Soon-taick Chung, presidente do Comitê organizador local. "A Coreia, com a sua história marcada pela busca da verdade, do amor e da paz, oferece aos jovens um lugar privilegiado para se questionar sobre a coragem necessária para testemunhar estes valores em solidariedade". O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, destacou a especial coincidência da publicação da oração na Solenidade de Cristo Rei. "Este", enfatizou o cardeal, "é o dia em que todas as Igrejas particulares celebram anualmente as JMJ no âmbito local. Convido, por isso, os jovens a unirem-se em comunhão, nas suas comunidades e com os seus bispos, elevando juntos o clamor pela paz, fraternidade e esperança de que o mundo tanto necessita."


Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027


Senhor amoroso de todos os jovens,

Agradecemos por nos convidar ao seu amor e à sua misericórdia infinitos.

Pai nosso, a ti nos entregamos.

Que os jovens do mundo inteiro encontrem conforto no abraço da tua Igreja

e participem profundamente da alegria da comunhão e da unidade.

Senhor Jesus Cristo, tu vences o mundo, agora e para sempre.

Que todos descubram a esperança presente no teu chamado à coragem,

reconhecendo que a cruz do amor e do perdão é a verdadeira vitória sobre o mundo.

Ó Espírito Santo, Chama de Amor,

por tua mão maravilhosa

semeaste as sementes da fé na Coreia.

Aquece nossos corações com a fé dos mártires coreanos,

tornando-nos discípulos que vivem o evangelho da paz, do amor e da verdade.

Senhor, pedimos que, nesta peregrinação da Jornada Mundial da Juventude,

saibamos escutar uns aos outros, discernir tua vontade

e tornar-nos uma Igreja sinodal,

caminhando juntos com todo o povo de Deus. Amém.

Nossa Senhora da misericórdia e da paz,

Rogai por nós.

Santos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027,

Rogai por todos os jovens.


Por Vatican News


Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui


ree

Comentários


pngwing.com (1).png
bottom of page