No sábado, 3 de junho, após a Santa Missa presidida pelo cardeal Tagle no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, os participantes da Assembleia serão recebidos pelo Papa Francisco.
Foi aberta na quarta-feira, 31 de maio, a Assembleia geral anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujos trabalhos se estenderão até 6 de junho. Do encontro participam os Diretores Nacionais das POM de todos os continentes, juntamente com o presidente, os secretários gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o responsável pela Administração. Os trabalhos têm lugar no Instituto Nossa Senhora do Carmo "Il Carmelo", localidade de Ciampino, na área metropolitana de Roma.
Na tarde de quarta-feira, a abertura com as boas-vindas e a palestra do arcebispo Emilio Nappa, secretário adjunto do Dicastério para a Evangelização e presidente das Pontifícias Obras Missionárias. Em seguida, os participantes da Assembleia ouviram o pronunciamento do pró-prefeito para a Seção da primeira evangelização e as novas Igrejas particulares do Dicastério para a Evangelização, cardeal Luis Antonio G. Tagle.
Nesta quinta-feira, 1º de junho, Dom Marco Mellino, secretário da Comissão Interdicasterial para a revisão do Regulamento Geral da Cúria Romana, fala sobre "Praedicate evangelium e as POM".
Posteriormente, e até a manhã de sexta-feira, 2 de junho - em trabalhos de grupo, encontros continentais e sessões plenárias - os participantes da Assembleia aprofundarão as questões relativas ao Novo Regulamento e às POM à luz da Constituição Apostólica "Praedicate evangelium" sobre a A Cúria Romana e o seu serviço à Igreja e ao mundo, que entrou em vigor a 5 de junho de 2022.
Estão previstos para a tarde de sexta-feira, dia 2, a apresentação dos Relatórios do Conselho Econômico e do responsável pela administração, Dom Carlo Soldateschi, com a aprovação do balanço 2022 e a previsão do orçamento para 2023. A noite terminará com a exibição de um filme aos cuidados da Direcção eslovaca das POM. No sábado, 3 de junho, após a Santa Missa presidida pelo cardeal Tagle no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, os participantes da Assembleia serão recebidos pelo Papa Francisco. À tarde, os trabalhos terão continuidade no Colégio Mater Ecclesiae de Castel Gandolfo, onde os participantes da Assembleia ouvirão uma conferência sobre "Sinodalidade e Missionariedade" proferida pelo sacerdote e missiólogo Andrew Recepciòn.
No domingo, 4 de junho, os participantes da Assembleia irão em peregrinação ao Santuário de Greccio. Na segunda-feira, 5 de junho, os trabalhos serão retomados com os pronunciamentos do padre Tadeusz Nowak, OMI, secretário geral da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, da irmã Roberta Tremarelli, AMSS, secretária geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária e do padre Guy Bognon, PSS, secretário geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, que farão uma prestação de contas do ano transcorrido, além da previsão orçamentária das respectivas Obras. Cada relatório será seguido de momentos de discussão e esclarecimento sobre os conteúdos apresentados.
Na terça-feira, 6 de junho, o padre Din Anh Nhue Nguyen OFM Conv, secretário geral da Pontifícia União Missionária e diretor do Centro Internacional de Animação Missionária, concluirá o espaço dedicado à atividade dos Secretariados Internacionais. Para a mesma manhã, está programada a apresentação de relatórios do Dr. Gianni Valente, diretor da Agência de informação Fides e de alguns membros do Comitê para a Comunicação e Captação de Recursos das POM, coordenado por Pe. Yoland Ouellet OMI, diretor das POM do Canadá francófono.
Para a tarde de 6 de junho, estão previstos os vários cumprimentos finais da Assembleia e o discurso conclusivo do presidente das POM, Dom Emilio Nappa.
Por Agência Fides
Comments