top of page

China: paróquia em Pequim em caminho sinodal rumo à Solenidade da Assunção

Com várias iniciativas pastorais, a paróquia de Xi Tang, na Arquidiocese de Pequim, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, prepara a solene celebração da Assunção de Nossa Senhora e está seguindo intensamente seu caminho sinodal também em vista do aniversário de 300 anos de sua fundação, que cai em 2023.

Com a diminuição gradual da restrição anti-Covid, a paróquia está pronta para relançar todas as suas atividades pastorais, missionárias, caritativas e culturais


Assunção de Nossa Senhora (reprodução da internet)

Oração, Adoração eucarística, intensa espiritualidade e meditações ligadas ao "Ano do Filho de Deus", ano especial celebrado em 2022: é assim que a paróquia de Xi Tang, na Arquidiocese de Pequim, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, prepara a solene celebração da Assunção de Nossa Senhora após a nova abertura – depois das medidas anti-Covid - em 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo.


Caminho de santificação, purificação e conversão

Durante a homilia, o pároco padre Li Jianmin enfatizou "o caminho de santificação, purificação e conversão" que todos os fiéis são chamados a seguir, e partilhou com eles as palavras de Maria no Evangelho.


Ao término, o pároco entregou a medalha de Nossa Senhora do Carmo a todos os presentes, recomendando que eles "imitem Nossa Senhora, seu Fiat para santificar todos os dias e servir ao próximo com zelo missionário". À tarde, o padre dedicou tempo aos idosos e aos doentes, dando-lhes o sacramento da unção dos enfermos.


Tradição cultural chinesa de amor filial pelos idosos e avós

Em 24 de julho, a paróquia celebrou o 2º Dia Mundial dos Avós e Idosos em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, em harmonia com a tradição cultural chinesa de profundo respeito, alta consideração e amor filial pelos idosos e avós.


Após a missa dominical de 31 de julho, o padre Li presidiu um curso especial de catequese para responder às perguntas dos paroquianos e ajudá-los em seu caminho de fé, inaugurando um novo curso de catequese para adultos.


Caminho sinodal e aniversário de 300 anos da paróquia

Além disso, meditações relacionadas com o Ano do Filho de Deus são oferecidas diariamente na conta da paróquia Wechat. Com tais iniciativas pastorais, a paróquia está seguindo intensamente seu caminho sinodal também em vista do aniversário de 300 anos de sua fundação, que cai em 2023.


Com a diminuição gradual da restrição anti-Covid, a paróquia está pronta para relançar todas as suas atividades pastorais, missionárias, caritativas e culturais. O coro paroquial também retomará seus concertos de Natal, a Adoração eucarística 24 horas, assim como a coleta de fundos da Fundação São Francisco para ajudar os pobres.


Paróquia fundada em 1723 por missionário lazarista italiano

A igreja de Xi Tang, na Arquidiocese de Pequim, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, foi fundada em 1723 pelo missionário lazarista italiano e grande compositor de música barroca, padre Teodorico Pedrini (Fermo 1671 - Pequim 1746). Para homenagear o fundador, o coro paroquial é dedicado ao missionário.


A igreja foi a quarta igreja fundada por missionários católicos em Pequim, após as abertas em 1650, 1665 e 1703 por missionários jesuítas portugueses e franceses.


Por Vatican News (com Fides)



Comments


bottom of page