top of page

Dicastério para Comunicação capacita jovens comunicadores


Participantes do encontro com o Papa Francisco. Foto: Vatican Media

Realiza-se de 30 de maio a 6 de junho, em Roma, a "semana residencial" do projeto "Comunicação da fé no mundo digital", promovido pelo Dicastério para a Comunicação. Um grupo de 16 jovens comunicadores de diferentes países se reúne na Cidade Eterna para desenvolver um rico programa de visitas culturais e espirituais. Eles tiveram a graça de poder saudar o Santo Padre, após a

Audiência Geral de 1º de junho, que os encorajou a continuar com sua missão.


Enfrentar o desafio de como a Igreja pode e deve estar presente on-line para responder adequadamente às necessidades espirituais das pessoas. Esse é o objetivo do programa "Comunicação da fé no mundo digital", organizado pelo Dicastério para a Comunicação, iniciado em 2021 (aqui você pode ver uma linha do tempo criada pela primeira geração).


É uma experiência de partilhar e aprender de forma comunitária e mútua sobre como comunicar a fé no mundo digital, para alcançar as periferias existenciais, não apenas geográficas, do nosso tempo. A segunda edição em 2022 reúne 16 jovens comunicadores provenientes de Camarões, Filipinas, Índia, Panamá, Itália, Lituânia, Alemanha, Croácia, Bélgica, Irlanda, Polônia, Estados Unidos e El Salvador.


"A Igreja Católica", lê-se no anúncio do lançamento da segunda edição, "está buscando estabelecer novas e eficazes formas de comunicação da fé através das redes sociais." A convocação inclui reuniões virtuais, como conferências com especialistas e trabalhos individuais para o período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023. O curso também inclui uma "semana residencial" em Roma, de 30 de maio a 6 de junho de 2022, com um rico cronograma de atividades em tempo integral.


Nataša Govekar, diretora do Departamento Teológico-Pastoral do Dicastério para a Comunicação, informou à Rádio Vaticano – Vatican News que os jovens fizeram visitas culturais e espirituais "para se conectar com as raízes da própria fé cristã e da comunicação vaticana". Na terça-feira, 31 de maio, os jovens foram ao Palazzo Pio, sede da Rádio Vaticano – Vatican News, onde apreciaram o sistema multimídia, multilíngue, multicultural e multiplataforma dos canais oficiais da Santa Sé. Eles também visitaram o Museu da Rádio e ficaram impressionados, disse Govekar.


Por Sebastián Sansón Ferrari – Vatican News





bottom of page