top of page

Diocese de São Mateus (ES) realiza Jornada do Jovem Missionário

A Juventude Missionária da Diocese de São Mateus (ES) esteve reunida nos dias 1º e 2 de julho, na Paróquia São João Evangelista, Pinheiros, para a realização de sua IV Jornada Missionária Diocesana. O evento contou com a presença dos jovens da Juventude Missionária, padres, Irmã, seminaristas, vocacionados, entre outros.


Esta Jornada Missionária teve como tema “Jovens das Igrejas locais aos confins do mundo” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” em sintonia com o Ano Vocacional Nacional. A sua realização despertou no coração dos participantes o ardor pela missão.


Pe. Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, assessorou os momentos formativos ajudando os jovens a compreender que a missão além fronteiras não acontece somente em terras distantes, mas quando se rompe a barreira do comodismo, que possa existir dentro de cada um. Os testemunhos das experiências missionárias da Irmã Dina (Comboniana) e de Orly Coco (missionário leigo) reforçou no coração dos jovens a importância da missão. Contudo, foram os jovens os grandes protagonistas desta jornada, seja pela contribuição nos momentos de partilha, pela participação nos momentos de animação, apresentações culturais e teatrais bem como nas missas e visitas às famílias da zona rural do município.


O momento itinerante foi a vivência missionária na visita à comunidade de São João, no encontro às famílias, os idosos e a celebração junto à comunidade, distrito do município. A jornada contou com os jovens da Diocese de São Mateus, da juventude missionária, e assessores da IAM. Teve a participação dos seminaristas de São Mateus da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.


O testemunho de uma jovem corrobora esta afirmativa. “A experiência da missão nos possibilitou sair de nós mesmos e ir ao encontro do Cristo presente em cada irmão”. Ser missionário é corresponder à nossa vocação cristã de discípulos de Jesus Cristo e “tornar visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DAp, 147).



Os jovens que participaram desta IV Jornada Diocesana da Juventude Missionária retornaram para as suas paróquias e comunidades dispostos a seguir os passos missionários de Jesus. Alguns estão motivados a formar grupo de Jovens Missionários para visitar as famílias em suas comunidades locais. Outros foram tocados no que diz respeito ao seu chamado vocacional, uma vez que a experiência de missão lhes possibilitou perceber que de fato “a messe é grande e os operários são poucos” (Cf. Lc 9, 1-9).


O secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé presidiu na catedral de São Mateus a solenidade de São Pedro e São Paulo. Oportunamente o secretário agradeceu aos participantes o apoio e a oração por todos os missionários e aqueles que promovem as atividades missionárias junto a diocese de São Mateus e a todos os católicos pelo zelo a igreja local e o compromisso de partilha no dia mundial das missões através da coleta missionária.


Por POM


bottom of page