top of page

Em Ayutla de los libres


pe. Paulo durante numa visita das famílias na sua paróquia.

Sou padre Paulo Amorim, missionário brasileiro do PIME há seis anos no México, precisamente no estado de Guerrero, arquidiocese de Acapulco, em uma região chamada Ayutla de los libres.


O país é riquíssimo, em especial nos aspectos étnicos e culturais dos seus povos originários em um leque de 68 línguas indígenas. Na missão, compartilhamos três realidades distintas, mas harmoniosas, cada qual preservando tradições e culturas próprias: as comunidades mixtecas, tlapanecas e mestizas. No decorrer do ano levarei a você algumas características próprias desses povos: religiosidade, misticismo, atividades e afazeres, culinária, ... enfim, seus modos de vida.


Por ora, contento-me em falar sobre nossos desafios: oferecer a alegria da missão, o conforto espiritual e o apoio material a toda essa gente. Um dos mais fatigantes obstáculos ocorre na época das chuvas, de maio a outubro/ novembro. Todos os caminhos de montanha são em terra, estreitos e tortuosos, e, no tempo chuvoso, basta um pequeno descuido e lá vai você pela ribanceira com a camionete ou com a moto, que são os nossos modos de chegar às comunidades. Com sol ou chuvas, as comunidades esperam o padre com muita ansiedade, pois sabem que com ele vem alguma ajuda material. Nessas visitas a gente leva alimentos, remédios, algumas roupas. Evidentemente, celebra a eucaristia, faz matrimônios, batizados, confissões.


Querido assinante, antecipo o “Muito obrigado!” pela sua generosidade para ajudar os pobres montanheses de Ayutla de los libres, pois a missão acontece não só com os pés de quem parte, mas também com os joelhos de quem reza, e as mãos de quem ajuda. “Muchas gracias”“Chindaniu!”


Padre Paulo, a cada mês neste ano, vai contar mais sobre as suas experiências e aventuras na missão em Ayutla na rubrica "Projetos PIME" na revista Mundo e Missão, assine a revista para conhecer mais a sua missão. Quer colaborar com este projeto? Clique aqui





bottom of page