Do acolhimento de estudantes à formação profissional, onze projetos foram financiados pela Campanha de 2024 "Tecer histórias, construir laços", com o apoio de muitos amigos e colaboradores. Este é um balanço positivo não apenas em recursos arrecadados e enviados, mas em relações criadas e vidas transformadas.
Após um ano cheio de experiências e desafios, a Campanha anual do Centro Pime, "Bangladesh 24 – Tecer histórias, construir laços", está chegando ao fim, com um balanço positivo não apenas em recursos arrecadados, mas também em termos de relacionamentos criados e vidas transformadas.
Agradecemos imensamente a todos pelo precioso e generoso apoio, sem o qual nossos missionários não poderiam promover ações eficazes para oferecer a jovens em dificuldades novas oportunidades de crescimento e perspectivas de um futuro melhor. Graças ao seu apoio, mais de 200 mil euros foram enviados para financiar onze projetos educacionais e sociais no Bangladesh, visando promover a formação profissional e a inserção social e no mercado de trabalho, com foco especial em mulheres e jovens.
Entre as iniciativas de destaque estão duas obras de padre Dino Giacominelli na missão de Natore, voltadas para a manutenção e gestão dos dormitórios da missão. Foram oferecidas respostas concretas ao problema do abandono escolar de 83 estudantes vulneráveis, especialmente órfãos e crianças de famílias em dificuldades, garantindo seu sustento e pagamento das mensalidades escolares.
O padre Gian Paolo Gualzetti, em Zirani, na periferia de Daca, iniciou a reforma dos dormitórios do Centro Gesù Lavoratore. O projeto inclui suporte financeiro para despesas de saúde de famílias, doentes e jovens trabalhadores do Centro, perfuração de poços para fornecer água potável aos moradores, reforma de instalações e melhorias em espaços recreativos para os jovens da comunidade.
No Norte do país, em Suihari, na diocese de Dinajpur, o padre Paolo Ballan coordenou dois projetos: o primeiro busca reformar ambientes paroquiais para aumentar a sustentabilidade dos custos e oferecer novas oportunidades educacionais para jovens da missão; o segundo, reestruturar o Centro para crianças e jovens com deficiência "Joyjoy", adaptando o espaço para as necessidades e ampliando as atividades.
Na capital, o projeto “Animação Juvenil em Daca”, liderado pelo padre Bryce Tambo Ndada, beneficiou 400 jovens, proporcionando orientação profissional e cursos de informática, essenciais para reduzir o fosso digital e abrir novas oportunidades de trabalho.
Outro projeto foi realizado pelo padre Papaiah Marneni no dormitório da Novara Technical School, um instituto profissional em Dinajpur. Foram instalados ventiladores e um novo sistema de iluminação, além de melhorias nos banheiros e sistemas de água potável. No mesmo distrito, os recursos ajudaram o padre Gianbattista Zanchi a melhorar as condições de vida das famílias da etnia santal, livrando-as de uma situação de trabalho forçado em terras privadas.
Por fim, o padre Almir Azevedo usou o apoio recebido para renovar a missão de Patajagir, oferecendo novos espaços para formação e socialização para a comunidade e jovens da paróquia.
Cada contribuição foi um fio valioso que, entrelaçado com a generosidade de muitos, criou uma rede de solidariedade, transformando vidas no Bangladesh.
Com essa ação coletiva, alcançamos resultados concretos e alimentamos a esperança de um futuro melhor para muitos jovens. Convidamos a todos a continuarem conosco, apoiando os projetos missionários e colaborando para enfrentar novas jornadas e proporcionar um amanhã mais luminoso para muitos!
Por Anna Pasqual - Mondo e Missione - tradução e adaptação Valesca Montenegro
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui
Comentarios