Hyderabad celebra o Jubileu e seu bicentenário na Catedral de São José
- Editora Mundo e Missão PIME
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Com uma Missa presidida pelo Cardeal Poola, foram celebrados o Ano Santo e a longa história do complexo, cuja primeira igreja remonta a 1820. Foi recordado o compromisso dos missionários do PIME. Além disso, novas áreas foram inauguradas, incluindo um Centro Paroquial e a Capela da Adoração.

A Arquidiocese de Hyderabad celebrou seu Jubileu ontem, com uma grande procissão que culminou em uma celebração na Catedral de São José, presidida pelo cardeal Anthony Poola.
Milhares de fiéis participaram, carregando a Cruz Jubilar, símbolo de esperança, pelas ruas da capital de Telangana. Durante a celebração, o arcebispo Poola prestou homenagem aos missionários que trouxeram a fé para essa região.
Foram, de fato, três missionários do PIME que, a partir de 1869, projetaram e construíram a grande igreja católica na área de Chaderghat, hoje celebrando o santo ao qual é dedicada.
O jubileu também marcou os 200 anos da fundação da comunidade local, cujas raízes remontam a 1820. A construção da atual igreja começou quando Padre Antonio Tagliabue adquiriu um grande terreno perto de Chaderghat, hoje Gunfoundry, para erguer uma escola, uma igreja e um convento.
O Padre Pietro Caprotti lançou a primeira pedra em 18 de março de 1870, na véspera da Solenidade de São José, há 155 anos. Já o Padre Luigi Malberti assumiu a obra em 1872 e completou o edifício principal.
Durante a celebração, o Cardeal Poola também homenageou os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que ajudaram no crescimento da Igreja Católica em Hyderabad.
Todos os bispos do Conselho Episcopal Regional de Telugu (TCBC) estavam presentes, assim como cerca de 300 sacerdotes.
A celebração do Ano Jubilar 2025 em Hyderabad, proclamado pelo Papa Francisco com o tema "Peregrinos da Esperança", tem sido uma oportunidade especial de crescimento espiritual, unindo clero, religiosos e fiéis.
Em sua homilia, Dom Sagili Prakash, bispo de Khammam, refletiu sobre o tema do Ano Santo, encorajando os fiéis a serem "Peregrinos da Esperança" e a renovarem seu compromisso de viver o Evangelho no dia a dia.
Ele enfatizou a importância de abraçar o espírito de misericórdia, reconciliação e serviço, lembrando que o Jubileu é um chamado para caminhar mais perto de Deus e dos irmãos. Ele também destacou o papel da Catedral como Igreja-Mãe da diocese.
O Cardeal Poola também abençoou e inaugurou novos espaços no complexo: a Capela da Adoração, o Centro Pastoral Paroquial e três espaços devocionais dedicados ao Menino Jesus, São José e Nossa Senhora de Velankanni.
Por fim, expressou profunda gratidão a Monsenhor Yeruva Balashowry, reitor da Catedral de São José, por seu incansável trabalho na melhoria do local.
Os participantes deixaram o evento com os corações cheios de alegria, renovados no compromisso de continuar sua peregrinação de fé, esperança e amor.
Por Nirmala Carvalho - AsiaNews - Tradução e adaptação Valesca Montenegro
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui

Comments