México: iniciativas para o Dia das Vocações Nativas e o Dia Mundial das Missões

O caminho até 21 de agosto começou um mês antes, em 14 de julho, com uma Celebração eucarística pelas vocações autóctones; de 8 a 13 de agosto haverá uma catequese de formação, e em 16 de agosto a celebração da hora santa vocacional. Em relação ao Dia Mundial das Missões de 2022, cujo tema é "Sereis minhas testemunhas" (At 1, 8), foi lembrado que as missas serão celebradas nos dias 22 e 29 de setembro, continuando nos dias 6, 13 e 20 de outubro. Apresentado o hino do Dia Mundial das Missões 2022


Créd. Vatican Media

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) mexicanas apresentaram aos diretores diocesanos das Missões no México e à mídia as atividades programadas para o Dia Mundial das Vocações Autóctones, em 21 de agosto, e para o Domingo Missionário, mais conhecido como DOMUND (Dia Mundial das Missões), em 23 de outubro. O objetivo de ambos estes dias é encorajar o espírito missionário.


Eucaristia pelas vocações autóctones

O caminho até 21 de agosto começou um mês antes, em 14 de julho, com uma Celebração eucarística pelas vocações autóctones; de 8 a 13 de agosto haverá uma catequese de formação, e em 16 de agosto a celebração da hora santa vocacional.


A Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo organizará a Missa de 21 de agosto, que será celebrada na região de Mixe, localizada no nordeste do estado mexicano de Oaxaca. A este respeito, foram compartilhados os subsídios formativos e gráficos para o dia, que serão distribuídos aos diretores das missões das dioceses do México.


"Sereis minhas testemunhas" (At 1, 8)

Em relação ao Dia Mundial das Missões de 2022, cujo tema é "Sereis minhas testemunhas" (At 1, 8), foi lembrado que as missas serão celebradas nos dias 22 e 29 de setembro, continuando nos dias 6, 13 e 20 de outubro.


Da mesma forma, de 11 a 21 de outubro, se terá uma semana de formação e celebrações religiosas em favor deste dia; assim como a terceira edição da Expo Missionária virtual, cujo local e período de permanência estão no momento sendo definidos.


Encorajar o espírito missionário das Igrejas locais

Ao final das intervenções, foi apresentado um vídeo com o hino oficial do Dia Mundial das Missões 2022, composto por Edwin Vera Bautista, seminarista da Diocese de Nuevo Laredo Tamaulipas, que conquistou o primeiro lugar no concurso musical do Hino DOMUND 2022, lançado em janeiro deste ano para incentivar a criatividade e o talento musical dos consagrados e dos leigos no México.


O diretor das POM mexicanos fez um apelo por um generoso apoio para os dois Dias que encorajam o espírito missionário das Igrejas locais, que ano após ano oram e colaboram em favor do clero e dos missionários que respondem com amor ao chamado à missão.


Por Vatican News (com Fides)