Missionários do PIME ampliam presença evangelizadora em Manaus, no coração da Amazônia
- Editora Mundo e Missão PIME
- 21 de ago.
- 3 min de leitura
A iniciativa reúne forças da arquidiocese e dos missionários para fortalecer a vida comunitária e dar novo impulso à evangelização na região.

Bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas estiveram reunidos no dia 16 de agosto, na Comunidade Santa Clara, situada no Residencial Viver Melhor, em Manaus-AM para o anúncio da criação da nova área missionária no local. A iniciativa nasce para melhor atender atender as necessidades de acompanhamento espiritual e pastoral, das comunidades locais. Animando os cristãos residentes nesta região a viverem uma experiência de Igreja participativa, que acolhe, escuta, partilha e convive fraternalmente.
A nova área será acompanhada pelos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME), especialmente da Paróquia São Bento, com a presença do Pe. Carlos Antônio da Silva e do Pe. Enock Bouba, apoiados por um grupo de missionários leigos. Todos assumem com entusiasmo a missão de animar a vivência do Evangelho em terras amazônicas.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrick Steiner, concelebrada pelo bispo auxiliar emérito Dom Mário Pasqualotto, pelo superior geral do PIME, Pe. Joseph Kouadio, além de diversos padres missionários já atuantes na capital amazonense. Também estiveram presentes sacerdotes das áreas missionárias vizinhas, bem como diáconos e coordenadores pastorais.
Segundo o arcebispo, esta será uma grande comunidade de fiéis que na sua maioria era atendida pela Área Missionária São João XXIII, sob os cuidados dos padres Edimundo Almeida e José Dias, ambos missionários da Arquidiocese de Feira de Santana, aos quais a arquidiocese é muito grata, mas que agora recebe um reforço importante de missionários do PIME que há muitos anos tem sido presença da Igreja em vários locais de nossa Arquidiocese de Manaus e hoje assumem essa missão.
Segundo o Cardeal Steiner, a criação desta área missionária tem o objetivo de fortalecer a Igreja viva na Amazônia:
“Estamos iniciando uma nova área missionária para que seja a casa, o lugar, o espaço onde nós podemos nos encontrar e formar uma grande comunidade para podermos assim melhor viver, melhor anunciar, melhor testemunhar a presença de Jesus no meio de nós, nas nossas comunidades.
O arcebispo agradeceu ainda os missionários da Arquidiocese de Feira de Santana (Bahia), que por muitos anos acompanharam esta região,
“Queremos agradecer a todos os que cuidaram desta comunidade ao longo do tempo: os missionários que agora seguem em outras frentes, as irmãs que continuam a nos apoiar e as lideranças que caminham conosco. Com a criação desta nova área missionária, buscamos marcar uma presença ainda mais forte da Igreja, agora com a ajuda dos padres do PIME. Eles permanecem em São Bento, mas iniciam também aqui a estruturação, com o Pe. Carlinhos e o Pe. Enock. Aos poucos, vamos consolidando esta nova área e, se Deus quiser, no futuro poderemos pensar em outras”, explicou o cardeal.
Dom Leonardo, também destacou a importância da atuação leiga:
“Quanto mais comunidades tivermos, mais viva será a nossa Igreja. Mas precisamos dar acompanhamento, aprofundar e contar com as lideranças leigas, os ministros da Palavra e da Eucaristia, as coordenações de comunidade e o apoio das irmãs. Que este caminho seja frutuoso, fortalecendo e apoiando nossas comunidades. O esforço dos padres aqui foi enorme, pois se trata de uma região muito grande, com muitas comunidades. Agora, com a ajuda dos missionários do PIME, da presença das irmãs e das lideranças leigas, poderemos testemunhar ainda mais o quanto amamos a Jesus e queremos viver o Evangelho”, destacou Dom Leonardo.
Ao final, foi lido o documento oficial que cria a nova área missionária, passo que abre um novo capítulo na presença da Igreja em Manaus. O território, que em breve escolherá seu padroeiro, será acompanhado de forma mais próxima pelos missionários do PIME, em colaboração com religiosas e lideranças locais.
Dom Leonardo dirigiu-se aos presentes, em especial aos leigos e leigas, recordando-lhes a missão recebida no Batismo: ser uma Igreja viva que testemunha Cristo pela vivência do Evangelho, servindo aos irmãos com amor e gratuidade.
“Estamos estruturando essa nova área missionária pouco a pouco. O padre Carlinhos já mora aqui, em colaboração com as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria. O Pe

Pe. Enock também virá, contando sempre com o apoio e a orientação do Pe. Robert, pároco da Paróquia São Bento. E certamente poderemos contar com a presença ativa dos leigos, pois aqui já existem boas lideranças, bem formadas. Quanto mais comunidades surgirem nesta região, melhor. A missão não é só dos padres ou dos bispos: estamos aqui para servir, ajudar e animar. Mas a vida da Igreja é assumida por todos. Nós é que formamos a Igreja, nós somos a Igreja.”
Por Ana Paula G. Lourenço, Arquidiocese de Manaus - adaptação redação Mundo e Missão
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui

Comentários