top of page

No mês missionário uma ponte solidária com a Etiópia


A missão na Etiópia no coração do Outubro missionário. Os efeitos econômicos da guerra na Ucrânia e da seca estão causando uma crise sem precedentes no Chifre da África, são populações provadas pela guerra e pela desnutrição.


Foto: interris.it/

A direção das Pontifícias Obras Missionárias Australianas (POM), Missão Católica, neste ano dirige seu compromisso para a Etiópia. Uma ponte de solidariedade com a Igreja e as comunidades locais. Dele, nasce uma série de programas de desenvolvimento missionário. Seu objetivo é a luta contra a desnutrição, melhor alfabetização infantil e a formação profissional das mulheres.


Na capital Adis Abeba, o foco está principalmente em dar as crianças o acesso à educação. A irmã Carmen Sammut iniciou um programa de bolsas de estudo que busca oferecer às crianças de famílias com dificuldades financeiras a oportunidade de serem educadas e terem um futuro melhor.


Em Meki, o empenho da Missão Católica dirige-se em particular às mulheres para que possam aprender habilidades e obter independência financeira para sua formação profissional.


Na zona rural de Emdibir, onde 70% das famílias têm grande dificuldade em encontrar alimentos, foi instalada uma criação de cabras cujos recursos ajudam a combater a desnutrição, fenômeno que causa a morte infantil em 50% dos casos. Este projeto é liderado pelo padre Habte, um padre que vive para tirar a comunidade local das dificuldades sociais e da pobreza, criando empregos, fornecendo recursos alimentares sustentáveis, e principalmente trazendo esperança.


Também este ano a iniciativa continua nas escolas australianas, visando conscientizar os jovens sobre o tema da missão. Através de partidas de futebol as crianças são levadas a aprofundar o sentido da missão e o significado de ser missionário.


Por agência Fides, tradução e adaptação Valesca Montenegro, redação Mundo e Missão.



Comments


bottom of page