top of page

No Pime, as sociedades missionárias da Europa e África

De 24 a 28 de março, a Casa Geral de Milão sediou o encontro do Misal, o organismo que reúne as Sociedades de Vida Apostólica dedicadas à missão ad gentes. O tema central da reflexão foi a formação dos novos missionários.

Missionários reunidos em Milão
Missionários reunidos em Milão

O encontro bienal continental Misal África e Europa aconteceu na Casa Geral dos missionários do Pime, em Milão, de 24 a 28 de março de 2025. O tema foi “Formação: preparar os missionários para novas fronteiras”. Participaram as seguintes Sociedades de Vida Apostólica com carisma missionário ad gentes: Missionaries of Mary Immaculate, Missions Étrangères de Paris, Pontifício Instituto Missões Exteriores, Sociedad Misionera de Boa Nova, Société des Missionnaires d'Afrique, Société des Prêtres de St. Jacques, Société Missionnaire de Bethléhem, Society of African Missions e Society of St. Columban. Já os institutos Mill Hill Missionaries, Missionary of St. Paul Nigeria e Society of St. Patrick haviam informado previamente que não poderiam comparecer.


Recebidos pelo superior-geral do Pime, padre Ferruccio Brambillasca, os participantes iniciaram o encontro na tarde de 24 de março com a celebração da Missa em memória dos mártires missionários. O diretor do Centro Missionário Pime de Milão, padre Gianni Criveller, dedicou a homilia ao tema.


Na terça-feira, 25 de março, a primeira sessão contou com uma intervenção online do cardeal Giorgio Marengo, prefeito apostólico de Ulan Bator, na Mongólia. Ele destacou desafios da formação missionária, como a relação entre identidade e alteridade, solidão e sociabilidade, determinação pessoal e criação de comunhão. Além disso, sublinhou a necessidade de formação teológica sólida e da atenção ao perfil humano dos candidatos. “A missão de um missionário”, explicou, “é estar em íntima comunhão com Cristo. Por isso, é essencial cultivar uma espiritualidade forte, humildade, bom senso e capacidade de comunhão nos nossos candidatos de hoje”.


Após essa introdução, a segunda e a terceira sessão do dia foram dedicadas à apresentação dos itinerários de formação inicial de cada instituto. Apesar das diferenças, notaram-se elementos comuns entre todas as Sociedades de Vida Apostólica.


Nos dias seguintes, monsenhor Gosbert Gilber, oficial do Dicastério para a Evangelização, conduziu a reflexão. Ele enfatizou a dimensão missionária como elemento central da formação e analisou temas que, segundo o Dicastério, requerem atenção especial: Contexto de origem dos candidatos e inculturação, Vida comunitária nos seminários, Novas tecnologias digitais,Diálogo inter-religioso, Justiça e paz, Proteção dos menores, Formação permanente dos formadores.


Em seu último discurso, monsenhor Gosbert abordou como nutrir o zelo e fortalecer a evangelização, destacando o papel essencial dos jovens, das mulheres e das famílias na missão. Cada reflexão gerou debates e trabalhos em grupo.


Na sexta-feira, 28 de março, os participantes fizeram um balanço do encontro e discutiram formas concretas de fortalecer a colaboração entre as Sociedades de Vida Apostólica com carisma missionário ad gentes. Também foram sugeridos temas para o próximo encontro intercontinental do Misal em 2026, que será realizado em Uganda, com a Société des Missionnaires d'Afrique como anfitriã. Já o próximo encontro continental de África e Europa acontecerá em Lisboa, Portugal, de 5 a 9 de abril de 2027, sediado pela Sociedad Misionera de Boa Nova.


Por Xavier Lourdh - Mondo e Missão - tradução e adaptação Valesca Montenegro

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



Commenti


pngwing.com (1).png
bottom of page