O pe. Maurício da Silva Jardim foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Pe. Maurício foi missionário em Moçambique. Em novembro de 2021, foi eleito coordenador das Pontifícias Obras Missionárias da América. Desde 2016 é diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil.
Quem é pe. Maurício?
Pe. Maurício da Silva Jardim nasceu em 9 de fevereiro de 1969, em Sapucaia do Sul, Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1994) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos São João Vianney, em Viamão-RS (1999). Especializou-se em Psicopedagogia, Missiologia e Formação Presbiteral.
Em 11 de dezembro de 1999, foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre, onde desempenhou os seguintes cargos: assessor para a Pastoral da Juventude (2002-2007); vigário paroquial de São Vicente de Paulo e Santa Terezinha; pároco do Divino Pai Eterno, de Nossa Senhora do Caravaggio e de São Vicente Pai dos Pobres; diretor espiritual do Seminário Propedêutico (2014-2015); coordenador da Pastoral Presbiteral (2013-2016); e animador vocacional (2015).
Além disso, foi missionário em Moçambique (2008-2012) e vice-coordenador da Pastoral Presbiteral do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2013-2016). Em março de 2016 foi nomeado pelo cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2016 a 2021. Cursou a Especialização Lato Sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino ISTA, em julho de 2017.
Participou do Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019 como perito na teologia da missão. Em março de 2021 foi reconduzido pelo cardeal Antonio Tagle, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, para a função de Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2021 a 2026. Em 2021, foi escolhido Coordenador Continental das Pontifícias Obras Missionárias.
Saudação ao Monsenhor Maurício da Silva Jardim
Estimado Monsenhor Maurício da Silva Jardim,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Rondonópolis/Guiratinga (MT). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Oeste 2 de nossa Conferência Episcopal, também enriquecida com mais um membro.
Em seus vinte e três anos de ministério presbiteral, o senhor tem vivido a sua vocação como um verdadeiro discípulo missionário para as nações (ad gentes), para fora (ad extra) e para sempre (ad vitam), ora fazendo a experiência missionária em Moçambique, na África, ora atuando como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, função que exerce com esmero desde 2016.
Nesta ocasião especial, ecoamos as palavras do Papa Francisco, que em uma de suas mensagens para o Dia Mundial das Missões, recordou com gratidão todas as pessoas, assim como o senhor, cujo testemunho de vida ajudam a renovar o compromisso batismal de ser apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho.
Também nos valemos das palavras do Santo Padre, expressas às vésperas do Dia Mundial das Missões de 2019, para animar esta nova etapa do seu serviço à Igreja: “Com Cristo não existem tédio, cansaço e tristeza, porque Ele é a novidade contínua do nosso viver. Ao missionário, é necessária a alegria do Evangelho: sem esta, não se faz missão”.
Que o Espírito Santo o ilumine nesta sua nova missão!
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Mensagem do novo bispo ao povo de Deus da Diocese de Rondonópolis-Guaratinga
Amado Povo fiel de Deus da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga. No mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e na semana onde os bispos da Amazônia estão reunidos para celebrar os cinquenta anos do Documento de Santarém, me dirijo a vocês para manifestar minha proximidade e oração, diante da nova e desafiadora missão episcopal, confiada a mim pelo Papa Francisco. Mesmo com temor, sinto-me confiante na graça de Deus que me ungiu, consagrou e enviou. Aos presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados, consagradas, lideranças das pastorais, movimentos, serviços, organismos e a todos os cristãos leigos e leigas das paróquias e comunidades, manifesto meu propósito de caminharmos juntos na mesma missão de Deus, dando continuidade às atividades missionárias e prioridades pastorais desta amada Igreja local. A toda equipe de coordenação do 15º Intereclesial das CEBS que aponta para uma “Igreja em saída, a serviço da vida plena para todos e todas”, me coloco à disposição para somar forças neste caminho de preparação e recepção deste importante encontro eclesial para Igreja do Brasil em julho de 2023. Agradeço ao Pe. José Éder Ribeiro Lima, pelo seu sim e generosidade na administração da diocese neste longo tempo de vacância e espera do novo bispo. Gratidão a todos vocês que já estão rezando por mim e retribuo com minhas orações neste caminho de preparação a ordenação episcopal e tomada de posse. A ordenação episcopal pretendo celebrar na Arquidiocese de Porto Alegre (RS) no dia 19 de agosto às 19h e a tomada de posse em data a ser combinada. Sempre a caminho, à escuta do Espírito e do Povo de Deus. Em comunhão de preces! Brasília, 8 de junho de 2022.
Pe. Maurício da Silva Jardim
Bispo nomeado para Diocese de Rondonópolis/Guiratinga e
Diretor Nacional das POM
Com informações do Vatican News e Pontifícias Obras Missionárias.
Comments