top of page

Pés a Caminho: Jovens vivenciam experiência vocacional-missionária na Amazônia


Com o tema “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo”, acontece na Arquidiocese de Manaus a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas, Reitores, Formadores e da Juventude Missionária.


No período de 5 a 17 de janeiro, cerca de 300 pessoas estarão na Região Amazônica, especialmente na Arquidiocese de Manaus e municípios de Manacapuru e Itacoatiara, para conhecer a realidade da Amazônia através de visitas às comunidades ribeirinhas e indígenas e áreas periféricas, conhecendo suas especificidades e necessidade de maior presença da igreja.


Jovens seminaristas da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES já estão na região Amazônica


Em sintonia com o Papa Francisco e a caminhada missionária da Igreja, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participa, através dos seminaristas João Vitor Preato (Etapa Síntese), Taylor Ferrari (4° Ano Teologia) e do Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, da Experiência Vocacional-Missionária


O fato de a experiência acontecer na região amazônica, para o Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, deve levar a todos a refletir que “desde o Sínodo da Amazônia em 2019, aliás todo o processo de construção do Sínodo, os olhos se voltam para essa região do Brasil, não somente como um espaço, um ambiente e uma realidade de muitos apelos missionários”. Nesse ponto, o Bispo insiste em que “é bom reconhecer também que na Amazônia existe uma eclesialidade, uma identidade eclesial bastante aproximada daquela perspectiva da Evangelii Gaudium (Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco em 2013).”

Dom Luiz reforça que escolher a Amazônia para esta experiência não se dá somente por causa das necessidades evangelizadoras desse lugar, mas também por conta da riqueza desta identidade eclesiológica que pode ser compartilhada com outras perspectivas que os formandos têm a partir das experiências de suas igrejas locais.

“O missionário não é apenas aquele que leva, mas também o que colhe. É uma troca de aprendizado! Por isso, no primeiro dia teremos uma formação e preparação com os participantes” explicou, salientando: “Queremos conhecer a igreja Amazônica e colher as incalculáveis riquezas que, este lugar pode oferecer à igreja do mundo todo”. Completou.

Seminaristas Taylor Ferrari e João Vitor Preato - Foto: https://www.diocesecachoeiro.org.br

Diocese São João del-Rei também marca presença na Experiência Vocacional-Missionária


Dois seminaristas de Seminário Diocesano São Tiago chegaram, no início desta semana, no estado do Amazonas, para a experiência missionário, que é um incentivo também do COMISE.


Diego Adriano Ricardo e Jonas Marciel Assis, ambos seminaristas da etapa da Configuração, se encontram no Seminário São José, em Manaus, representando a Diocese São João del-Rei e o Seminário São Tiago, iniciando, assim, a vivência deste projeto missionário, servindo à Igreja de Jesus Cristo.


Seminaristas que participam da missão - Foto: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/

Sobre o projeto

O projeto Pés a Caminho é uma realização das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Arquidiocese de Manaus. Foram abertas 500 vagas, distribuídas entre os regionais dos COMISEs e da OSIB.


Por redação MM com informações das POM, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES e Lucas Silveira, Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei.



Comentários


bottom of page