top of page

POM: compromisso missionário nas comunidades católicas da Holanda

A direção das Pontifícias Obras Missionárias da Holanda organizou um Simpósio para, entre outraos, relançar o trabalho das POM no país do norte da Europa. O padre Nhue Nguyen, secretário geral da Pontifícia União Missionária, relator no Simpósio, enfatizou que a conversão cristã é essencialmente uma conversão missionária. Em particular, ele lembrou como foi fundamental na vida e na missão da Beata Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, o momento de sua conversão.


Jesus envia os discípulos em missão - Vatican Media

A direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Holanda, em colaboração com a Escola de Teologia Católica de Tilburg, organizou um Simpósio para comemorar os importantes aniversários vividos no ano passado pelas Pontifícias Obras Missionárias e, sobretudo, para relançar o trabalho das POM na Holanda.

No centro dos temas discutidos esteve o compromisso missionário dos católicos batizados nas paróquias. Entre os presentes nesse evento, que foi muito significativo para as POMs locais, o núncio apostólico na Holanda, arcebispo Paul Tschang In-Nam, o presidente das Pontifícias Obras Missionárias, arcebispo Emilio Nappa, o bispo de Roterdã e presidente da Conferência episcopal, dom Hans van den Hende, e o bispo de 's-Hertogenbosch, dom Gerard de Korte.

A conversão cristã é essencialmente missionária

O padre Dinh Anh Nhue Nguyen, OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária, falando como relator no Simpósio, enfatizou que a conversão cristã é essencialmente uma conversão missionária. Em particular, ele lembrou como foi fundamental na vida e na missão da Beata Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, o momento de sua conversão.

Padre Anh Nhue Nguyen também citou a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano sobre este tema: "A conversão missionária continua sendo o principal objetivo que devemos nos propor como indivíduos e como comunidade, porque a abertura missionária é paradigmática para todas as atividades da Igreja".

Os jovens e a busca de significado

Jan Loffeld, professor de teologia prática na Escola Católica de Teologia em Tilburg, falou sobre como a fé é uma opção em uma sociedade secular e como é urgente uma mudança de paradigma.

Por fim, a professora Monique van Dijk-Groeneboer, docente em Educação Religiosa na Escola Católica de Teologia de Tilburg, falou sobre os jovens e a busca de significado. Os amigos, a música e a natureza são frequentemente citados pelos jovens como as principais fontes de sua busca por significado, enquanto a tradição cristã, na maioria das vezes, não é mencionada, um sinal da perda da memória cristã entre as gerações mais jovens em muitos países europeus.

Por Vatican News (com Fides)


Commenti


bottom of page