top of page

Regional Sul 3 celebra 30 anos de missão em Moçambique

Ao longo dos 30 anos de missão, mais de 70 missionários foram enviados a Moçambique.

Pe. Luiz Weber celebrando a missa

A pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3 em Moçambique. A Igreja do Rio Grande do Sul, através do projeto Igrejas Solidárias, entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe, que é, antes de tudo presença junto ao povo.


Em 2024, o Regional celebra 30 anos do envio dos primeiros missionários para Moçambique. Com respeito pela cultura, buscando aprender a língua e inserir-se na realidade da população, atualmente a equipe missionária assume o acompanhamento pastoral de duas paróquias: São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane. Junto às lideranças paroquiais, os missionários auxiliam na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos.


Atenta à realidade e às necessidades da comunidade local, a equipe também desenvolve projetos sociais nas áreas de educação, através de uma Biblioteca Comunitária e de uma pequena escolinha, proporcionando reforço escolar e alfabetização de crianças e mulheres, chamada Murima Wa Mwana (Coração de Criança).


Atualmente, a equipe missionária é composta de cinco pessoas: a leiga Maria Bernardete Acadroli, da Diocese de Caxias do Sul; o leigo Benedito Ataguile, da Diocese de Osório; e os padres Luiz Weber, da Diocese de Santo Ângelo; Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo; e Josemar Silva, da Arquidiocese de Florianópolis (SC).


Equipe Missionária da Regional Sul 3

Um olhar especial às vocações

Desde 2009, a missão em Moçambique mantém um Lar Vocacional, que acolhe jovens rapazes para o discernimento vocacional. Neste tempo, seguem estudando na escola regular e são acompanhados pela equipe missionária em seu processo de amadurecimento e discernimento. Quando concluem a 12ª classe, escolhem seguir o caminho vocacional nas congregações ou no seminário arquidiocesano.

Atualmente, 14 jovens residem no Lar Vocacional em Moma e juntas, as paróquias de Micane e Larde contam com 23 seminaristas nas diferentes etapas de formação, tanto na Arquidiocese de Nampula quanto nas congregações. Além destes, atualmente são 7 padres já ordenados, oriundos das duas paróquias. Seis pertencem ao clero arquidiocesano e um é comboniano.


Jovens em discernimento no Lar Vocacional

Sustentabilidade: É missão de todos nós!

Para garantir a manutenção do projeto e seguir enviando missionários a Moçambique, a Igreja do Rio Grande do Sul assume o compromisso da Coleta de Pentecostes. Nestas celebrações, em todo o Estado, o destino integral das ofertas é para a animação missionária no Regional, em vista da missão em Moçambique. Além da Coleta de Pentecostes também é possível contribuir diretamente na conta de qualquer lugar do Brasil, por depósito ou pix.:


Banco Sicredi

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Cooperativa: 0116

Conta Corrente: 82987-2

Chave Pix: financeiro@cnbbsul3.org.br


Para mais informações, você pode escrever para missoes@cnbbsul3.org.br


por Victória Holzbach

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



תגובות


bottom of page