top of page

Semana Laudato si' para celebrar a encíclica sobre o cuidado com a casa comum


Foto Ilustrativa_ nicoletaionescu by Getty Images

Patrocinado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o evento teve início no último domingo, 21 de maio, e terminará no dia 28, dia de Pentecostes. Ele inclui quatro eventos globais e o site dedicado disponibilizou vários recursos para apoiar reuniões temáticas, ideias e projetos em todo o mundo com o objetivo de proteger a Terra. Em 27 de maio, um encontro sobre o filme "A Carta", com o Papa Francisco


Para promover a eco-espiritualidade, estilos de vida e mobilização, a Semana Laudato si' 2023 foi aberta no último domingo, 21 de maio, e terminará em 28 de maio. Nove dias para comemorar o oitavo aniversário da publicação da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, que ocorreu em 24 de maio. Um guia especial está disponível no portal da iniciativa, sugerindo como proteger a Terra por meio de gestos simples e comportamentos cotidianos. Em primeiro lugar, o pequeno manual convida as pessoas a criarem jardins para contemplação, a homenagearem a Virgem Maria no mês de maio "enquanto cuidam da Mãe Terra" e a promoverem a biodiversidade por meio do cultivo de flores, frutas e legumes. Também recomenda caminhadas na natureza e momentos de oração ao ar livre. Em seguida, exorta as pessoas a criarem canteiros de flores, pequenos espaços verdes ou vasos de plantas, e a organizarem ou participarem de atividades de limpeza em bairros, praias, rios, lagos, caminhos e parques. Na vida cotidiana, o convite é, por exemplo, para escolher sacolas de compras reutilizáveis, reduzir o desperdício de alimentos usando as sobras de forma criativa e usar produtos naturais para a limpeza. Por fim, para conscientizar as pessoas sobre os problemas do Planeta, recomenda-se envolver as paróquias, fazer a sua parte e contribuir para a revitalização da biodiversidade, participar das campanhas regionais de defesa organizadas pelo Movimento Laudato si'. Para promover eventos, iniciativas e acontecimentos, o site da Semana também oferece vários outros recursos, inclusive uma oração para celebrar os nove dias "verdes".

Colocando em diálogo as necessidades do homem e da natureza

Quatro eventos globais são propostos. No último dia 23, em Roma, no Instituto Sueco de Estudos Clássicos da Villa Borghese, foi realizada a mesa redonda "Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade" - organizada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral em colaboração com a Embaixada da Suécia junto à Santa Sé - que destacou a necessidade de um diálogo frutífero entre teologia e ciência, entre as necessidades do homem e as da natureza, entre as feridas espirituais e as causadas ao meio ambiente. Um diálogo, foi enfatizado, que deve ser entendido como uma experiência geradora crucial, uma experiência de esperança e colaboração. O Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Ulf Hansson, Diretor do Instituto Sueco de Estudos Clássicos em Roma, Andrés Jato, Embaixador da Suécia junto à Santa Sé, Måns Nilsson, Diretor Executivo do Instituto Ambiental de Estocolmo, e Tomás Insua, Presidente do Movimento Laudato Si', entre outros, intervieram no encontro. No contexto da iniciativa, o projeto do livro "Nossa Casa Comum. Um guia para cuidar do nosso planeta", promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral em conjunto com o Stockholm Environment Institute. Trata-se de uma brochura ilustrada que relaciona as mudanças climáticas, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos com as mensagens da Encíclica Laudato si' do Papa Francisco e foi distribuída na Praça de São Pedro no último domingo, após o Regina Caeli. "Convido todos a trabalharem juntos para o cuidado de nossa casa comum: há tanta necessidade de reunir habilidades e criatividade", disse o Pontífice após a oração mariana, lembrando a Semana Laudato si.

Os outros eventos globais da Semana Laudato si' 2023

Neste dia 25 de maio, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi realizada a coletiva de imprensa para divulgar a Mensagem do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, enquanto no dia 27 de maio, às 19h, haverá um evento online "Respondendo ao filme à Carta", um longa-metragem que conta a história de uma viagem de líderes a Roma para discutir a carta encíclica Laudato Si' com o Papa Francisco. O filme "A Carta. Uma mensagem para a nossa Terra" está disponível na web e o Movimento Laudato Si' convida à organização de exibições comunitárias. É um diálogo exclusivo com o Papa que oferece um vislumbre revelador da vida pessoal do Papa Francisco e histórias inéditas. O evento do próximo sábado tem como objetivo unir os católicos para que se regozijem com o progresso que está sendo feito sob o impulso da Laudato Si' e mostrar como os protagonistas do filme A Car já estão fazendo isso. Por fim, o último evento global está programado para 28 de maio, domingo de Pentecostes. É o envio missionário dos animadores da Laudato Si', que acontecerá em Assis durante uma celebração litúrgica ao vivo no portal da Semana.

Por Tiziana Campisi - Cidade do Vaticano



Comments


bottom of page