Já se passaram quase 30 anos da chegada do Instituto das Irmãs Ursulinas da Imaculada Virgem Maria de Gandino à Polônia. Fundada pelo Servo de Deus, Pe. Francesco della Madonna, a comunidade deu início ao ministério na diocese de Drohiczyn, em 1995, desenvolvendo-se depois em Legionowo. A Irmã Laura Boschi, responsável do Instituto no país, contou ao Vatican News sobre a história da congregação.
A obra mais importante, como salientou a irmã Laura, é o Centro João Paulo II para a promoção da vida, em Legionowo, inaugurado em 2006. Neste centro funciona um Lar para mães solteiras com os seus filhos. «Recebemos em casa todas as mulheres em dificuldades, até aquelas que ainda estão grávidas, pois uma criança é tal desde a conceção. Recebemos também jovens que estiveram num orfanato ou numa família de acolhimento, mas que desejam ser independentes», frisou a irmã Laura. Na casa existem regras, mas o mais importante é o ambiente familiar que deriva do carisma das Ursulinas. «Olhamos primeiro para a pessoa», afirmou a irmã Boschi.
«Com a ajuda de pessoal leigo, as religiosas organizam três vezes por ano uma série de workshops de arte, música, bordados e “decoupage”. Oferecem a oportunidade de aprender e aumentar as capacidades de cada um. As participantes ficaram muito satisfeitas, desejosas por participar em tais atividades», acrescentou a religiosa. Na conversa com a mídia do Vaticano, realçou a importância da ajuda externa. «O coração dos polacos é deveras aberto. As mulheres do Lar das mães solteiras recebem muitos presentes de fundações e de doadores particulares, e também são oferecidos dons às mulheres que já deixaram o lar. Temos muitos amigos na Polónia e na Itália, que nos apoiam na ajuda», disse a religiosa. Em Legionowo também funciona há 11 anos um Berço da vida, benzido pelo arcebispo Henryk Hoser. Um dia, graças ao Berço, foi possível salvar uma menina ali deixada. Deram-lhe o nome de Marysia.
As irmãs de Legionowo gerem ainda um jardim de infância católico e um consultório psicológico. Também se realizam encontros de oração sobre a Lectio divina. «Dou graças a Deus por estar na Polónia, onde aprendi muito com as pessoas. Quando se dá muito, também se recebe muito. A Divina Providência vela sobre nós; tenho a certeza de que Deus quis que eu estivesse aqui», realçou a irmã Laura.
O serviço guiado pela pedagogia do amor
O principal objetivo do Instituto das irmãs Ursulinas de Maria Virgem Imaculada de Gandino é servir as pessoas mediante a pedagogia do amor. Em particular, educar as crianças, os jovens e as mulheres, à luz da espiritualidade mariana e de Santa Ângela Merici.
As irmãs Maria e Katarzyna prestam serviço em Nurek-Stacja. Em Legionowo, trabalham quatro irmãs: Dominika, Edyta, Marzena e Laura. As irmãs Ursulinas de Maria Imaculada Virgem de Gandino não trabalham apenas na Polónia e na Itália. Estão presentes também na Etiópia, Eritreia, Brasil, Argentina e Quénia. Em 2018, celebraram o bicentenário da fundação do Instituto.
Por Paweł Rytel-Andrianik, Tomasz Zielenkiewicz
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui
Comments