top of page

‘Todos e somente missionários’: Assembleia do PIME aprofunda identidade e traça novos caminhos

Delegados dos 20 países onde os missionários do PIME atuam estão reunidos em Roma, no Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM). A XVI Assembleia Geral do instituto, que ocorre a cada seis anos, teve início em 22 de junho e vai até 15 de julho. Durante o encontro, os participantes fazem um balanço do caminho percorrido e elegem o novo superior geral.

Celebração no Congresso Missionário anual, na Casa do Pime em Milão - Foto: Mondo e Missione
Celebração no Congresso Missionário anual, na Casa do Pime em Milão - Foto: Mondo e Missione

O tema escolhido para a Assembleia é "Pime, todos e somente missionários: identidade, responsabilidade e liberdade na comum vocação missionária". Ele retoma uma expressão do beato Paolo Manna, que foi superior geral do Instituto, e que em sua XVIII circular aos formadores e jovens seminaristas dizia que somos "todos e somente missionários", sublinhando assim o que une o Pime em suas diversas formas de viver a própria vocação no sacerdócio e na vida leiga.


São 37 delegados reunidos em Roma para a Assembleia, entre membros de direito, nomeados e representantes eleitos pelos missionários das diversas regiões do Pime.


A confirmar a cada vez mais forte internacionalização do Instituto, 20 participantes são italianos, enquanto os outros 17 nasceram em diversos países: Índia, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Camarões, Bangladesh, Brasil, Estados Unidos. A Assembleia também é chamada a eleger um novo superior geral no lugar do Padre Ferruccio Brambillasca – que, após dois mandatos, não é mais elegível – e a nova direção geral que o auxiliará neste ministério.


Durante sua Assembleia, os missionários são auxiliados em seu discernimento por algumas vozes externas significativas. Os trabalhos iniciaram com um dia de retiro que foi conduzido pelo arcebispo de Florença, Monsenhor Gherardo Gambelli, que foi missionário fidei donum no Chade. Estão previstas também intervenções do cardeal Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização; da irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; e de Monsenhor Samuele Sangalli, secretário adjunto do Dicastério para a Evangelização. Como de costume, está prevista também uma audiência com o Papa Leão XIV, naquele que será seu primeiro encontro como Pontífice com o Pime.


Os missionários chegaram à Assembleia após uma reflexão sobre um esboço – os Lineamenta – que envolveu o Instituto em todo o mundo nos últimos meses. Entre as questões mais importantes que estão sendo destacadas está o tema da formação, tanto nos seminários quanto de forma contínua durante o ministério em missão. Isso inclui também a indicação de algumas prioridades entre os âmbitos em que se deve viver o próprio carisma no contexto atual.


Por Giorgio Bernardelli - tradução e adaptação Valesca Montenegro redação Mundo e Missão

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



Comments


pngwing.com (1).png
bottom of page