Reflexão sobre o significado bíblico da palavra “templo”

templo - catequese

_____________________

 

A palavra “templo” é uma célula fecunda que constitui, juntamente a outras, a identidade cristã. É necessário compreender profundamente seu significado para atualizá-la aos dias de hoje

_____________________

 

“Simeão, movido pelo Espírito, foi ao Templo” (Lc 2,25-35)

É
precisamente no lugar mais alto e mais significativo da tradição religiosa do povo de Israel, o “templo”, o sinal de novidade que impulsiona a missão de Jesus. Ainda criança, ele é revelado como aquele que traz novidades profundas para o povo de Israel, e se torna uma luz para todo homem na terra. Simeão, que por toda a vida procurou um sinal da consolação de Deus, finalmente o encontra nesta criança.

A força renovadora da Palavra de Deus não está encerrada em um lugar e ou gestos rituais, como não estavam nos cultos e paredes do Templo de Jerusalém. Jesus está na vida, porque ele mesmo é a Vida! Daí a importância da missa dominical como um momento em que aprendemos a reconhecer Jesus e a nos reconhecer como partes de seu corpo e da sua presença.

Maria e José levam Jesus ao templo para apresentá-lo ao Senhor, mas eles nem têm tempo para entrar, pois os braços de um homem e de uma mulher imediatamente o disputam: Jesus não pertence ao templo, ele pertence ao homem. É nosso, de todos os homens e mulheres sedentos, daqueles que nunca param de procurar e sonhar, como Simeão; daqueles que podem ver além, como Ana, e se encantam diante de um recém-nascido, porque sentem Deus como o futuro.

Jesus é oferecido ao Pai: é imediatamente doado. E esse gesto será repetido infinitas vezes em sua vida luminosa. Jesus é e continua sendo um presente, torna-se um presente para o Pai, que faz dele uma dádiva para a humanidade.

Simeão estava esperando o consolo de Israel. Se você esperar, os olhos ficam atentos, penetrantes, alertas. “Eu vi a luz preparada para os povos”, diz Simeão. Mas qual luz emana de nós, pequenos filhos da terra? A luz é Jesus, luz encarnada, carne iluminada, história frutífera: Ele nos é oferecido!

PRO-VOCAÇÃO

Publicado no jornal Missão Jovem de novembro de 2018 – edição nº 344

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP