Ruanda: uma prisão se tornará catedral

Foto: Avvenire

por Redação Mondo e Missione

A mais antiga prisão da República do Ruanda se tornará catedral. A estrutura, localizada em Kigali (a capital do País), será transformada numa igreja, conforme decisão da Prefeitura que nos últimos anos apresentou uma campanha para a remodelação urbana de vários predios da cidade. Como relatado no jornal local The New Times, entre o fim de fevereiro a Prefeitura apresentará o plano geral de construção e a catedral poderia ser terminada no próximo ano.

O nome oficial da prisão é Nyarugenge Prison e foi realizada em 1930 pelos colonos belgas: é por isso que na cidade todo mundo conhece a estrutura como “1930”. Foi construida para ospitar 2.500 presos mas ao longo dos anos chegou a receber até 10.000 pessoas e foi un lugar de torturas e morte.

Que agora, porém, se tornará lugar de fé e oração. A transformação da prisão faz parte de um programa de melhoria do sistema prisional do Ruanda. O diretor do centro de remodelação urbana do Município, Fred Mugisha, confirmou que a Igreja local “demonstrou interesse para desenvolver uma catedral de última geração”. O arcebispo de Kigali, Antoine Kambanda, já apresentou à cidade e aos fieis esta ideia e disse ao jornal local The New Times: “Preferimos as igrejas e escolas às prisões”.

Inscreva-se e receba a newsletter

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP