Seminarista brasileiro do PIME recebe ministério do leitorato

É uma etapa significativa na vida dos seminaristas em preparação ao sacerdócio missionário no PIME

por redação Mundo e Missão


No dia 10 de maio, no Seminário do PIME de Monza, na Itália, 19 seminaristas receberam o ministério do leitorato. No grupo tem também Alan Julio Duarte Dos Santos, seminarista brasileiro, originário do Minas.

O ministério do leitorato ajuda um candidato ao sacerdócio para se preparar melhor para anunciar a palavra de Deus. “Como grupo, formado por 19 alunos, que se preparam para receber esse ministério, nos preparamos adequadamente para melhor servir a palavra de Deus, que ocorre através de um relacionamento íntimo com a palavra fundada na lectio divina”, escreveram os seminaristas no site do seminário de Monza.


leia tambem: Itália, instituídos acólitos os 5 seminaristas do PIME


A presidir a santa missa e o rito do leitorato foi o padre Ferruccio Brambillasca, superior geral do PIME junto com alguns sacerdotes concelebrantes. A celebração aconteceu sem a presença do público, isto é, em observância do distanciamento social no tempo da pandemia.

“De fato, a lectio divina nos permitiu descobrir a verdadeira importância da palavra, que nos permite aumentar nossa amizade com o Senhor e contemplar Deus em sua infinita bondade. Portanto, o grupo foi acompanhado e apoiado por esta palavra: ‘Lâmpada para os meus passos é a tua palavra, luz no meu caminho’ (cf. Sl 119, 105), que indica o nosso apoio à palavra divina que agora se tornou nosso guia seguro, que ilumina nosso caminho, para que nada possa nos derrubar. É nessa dinâmica que estamos nos preparando para que nosso serviço litúrgico seja coerente através da proclamação ou explicação da palavra divina na catequese ou em outras atividades de evangelização”, continua a mensagem dos novos leitores.

Eis os nomes de todos os seminaristas que se tornaram leitores:

Gabriel ALBERTO DJATA, Henri Michel AGNIMAN, Pierre BOUIADA BOUBA, Alan Julio DUARTE DOS SANTOS (Brasileiro/Minas Gerais), Jean Chrysostome ENGAMA ENGAMA, Samuel HALDAR, Rayapureddy KOMMAREDDY, Naresh KOTHAPALLI, Hermann Patrick KPI, Bhargav NAGOTHU, Hermann NGUEKENG TETOU, Joseph Peous PARAPPURATH, Packiyaraj PERIYANAYANGAM, Vamshi RAMINENI, Matias SENCABUI MANGA, Vivier SIKOUA, Kouame Richard TIEOUA, Dulal Babu TIGGA e Bala Showri YARUVA

Inscreva-se e receba a newsletter

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Gregório Serrão 177
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP