Dica: conheça 7 livros que abordam o carisma missionário

E
stamos em outubro, mês em que a Igreja propõe uma reflexão mais aprofundada sobre o carisma missionário. A partir do Batismo, somos todos convidados a anunciar o Evangelho de Cristo a todos que encontrarmos pelo caminho. O anúncio da Boa Nova, ou seja, de que somos filhos amados de Deus, é o grande chamado que cada cristão carrega consigo por toda vida. Ser missionário, portanto, não é apenas ir para terras distantes, mas estar disposto a realizar verdadeiros encontros entre as pessoas e esse grande Amor que Deus nos reserva. Por isso, ser missionário é dar testemunho com a própria vida, por meio de atos concretos de solidariedade, misericórdia e fraternidade. Nem sempre é fácil colocar tudo isso em prática. Aliás, os desafios cotidianos chegam até a nos desanimar. Mas, para que você conheça um pouco mais sobre o carisma missionário, selecionamos na lista a seguir alguns livros que podem ser bastante úteis, inclusive para reanimar suas forças e te conduzir a um novo nível de consciência sobre a importância de sermos uma “Igreja em saída”, como pede o papa Francisco. Afinal, “a missão consiste em deixar que a luz de Deus penetre nas pessoas e as transfigure, isto é, as leve à plena realização do projeto do Pai”, conforme escreveu o padre Constanzo Donegana no livro Rosário Missionário, a primeira indicação da lista a seguir:

livro rosário missionário

DICA 1: a todos que já realizam a prática da oração do terço, e também àqueles que sentem o desejo de seguir o conselho da Virgem Maria de rezá-lo diariamente, indicamos o livro Rosário Missionário, escrito pelo padre Constanzo Donegana e com ilustrações do artista plástico brasileiro Claudio Pastro, autor das obras sacras do Santuário Nacional de Aparecida. NOVIDADE: agora o livro também pode ser adquirido com um bonito terço missionário, feito com as cores que simbolizam os cinco continentes.

Saiba mais sobre o livro “Rosário Missionário”
capa livro a missão começa do coração

DICA 2: antes de escrever “A missão começa do coração“, o padre Franco Cagnasso visitou todas as missões do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) espalhadas pelo mundo. Dessa forma, ele narra de forma apaixonante como essa experiência tornou muito mais profundo seu entendimento sobre o que é ser missionário. E para não guardar apenas para si esse conhecimento, escreveu: “compartilhar é o ponto de partida do compromisso missionário, o primeiro modo de ter em nós o Espírito de Cristo”.

Saiba mais sobre o livro A missão começa do coração”

CAPA-LIVRO-MISSÃO

DICA 3: numa linguagem bastante simples e didática, o livro “A palavra se faz carne”, do padre Bruno Maggioni, contempla itinerários bíblicos de espiritualidade missionária. Trata-se, na verdade, de uma coletânea de textos sobre Missão. Dessa forma, é uma obra que pode ser lida para grande enriquecimento pessoal, mas também utilizada na caminhada dos grupos missionários que desejam oferecer o testemunho de autênticos discípulos às suas comunidades.

Saiba mais sobre o livro “A palavra se faz carne

capa-livro-missão

DICA 3: no livro “Carta a Silas – Qual é o futuro para o cristianismo?”, o autor italiano Silvano Fausti teve a feliz ideia de tomar a forma estrutural das cartas paulinas e utilizá-la como modelo.  Assim, a partir de um livro na forma de carta e uma carta na forma de livro, Fausti apresenta reflexões que lhe ocorreram espontaneamente durante numerosas viagens pelo mundo. “Tive o privilégio de ver e conhecer de perto comunidades cristãs das mais diversas e de me aproximar de um grande número de agentes de pastoral”, diz ele, que afirma não se sentir autor das considerações que estão reunidas nas páginas do livro. “Elas me foram dadas como ofertas por aqueles que me disseram com a própria vida tudo aquilo que tentei transcrever com palavras.

Saiba mais sobre o livro “Carta a Silas

CAPA LIVRO MISSÃO

DICA 5: o livro “Livres para partir”, escrito por Gianfranco Vianello, é um dos mais recentes lançamentos da Editora Mundo e Missão. A partir de textos bíblicos, Vianello faz com que Paulo seja o grande guia de uma viagem que gradativamente vai apresentando ao leitor os pontos fundamentais da fé cristã. É, sem dúvidas, um instrumento de consulta eficaz para os encontros catequéticos e cursos bíblicos.

Saiba mais sobre o livro “Livres para partir

CAPA-LIVRO MISSÃO

DICA 6: as história dos mártires do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) estão reunidas no livro “Heróis da Missão”, que narra 19 belos testemunhos missionários de homens que deram sua vida pela causa do Reino de Deus. Com fé inabalável, eles saíram em missão pelas estradas do mundo, anunciando o Evangelho de Cristo, e foram assassinados devido à intolerância religiosa.

Saiba mais sobre o livro “Heróis da missão

 

CAPA-LIVRO-MISSÃO

DICA 7: escrito por Paulo de Coppi e Volnei Lazzari, o livro “Espiritualidade Missionária” é dividido em 3 grandes blocos. O primeiro traz reflexões sobre a espiritualidade missionária. Já o segundo apresenta um resumo da vida de diversos missionários da igreja católica. Por fim, o terceiro é composto por mensagens e orações voltadas ao carisma missionário. Como os autores explicam já nas primeiras páginas, o aprofundamento na espiritualidade é fundamental porque é ela quem dá as verdadeiras bases da vida missionária: “É a água que rega todo o trabalho de evangelização e o leva a florescer”, escrevem.

Saiba mais sobre o livro “Espiritualidade Missionária

 

Todos os livros indicados neste post são publicados e vendidos pela Editora Mundo e Missão, fundada há mais de 25 anos pelo Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), uma comunidade internacional católica composta por leigos e religiosos que doam suas vidas à missão universal da Igreja: ser testemunha do Evangelho de Jesus Cristo.

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP