top of page

Camarões: a Laudato si' na prática com estudantes de escola católica

Os alunos da Escola Católica de Ciências da Saúde de Shisong são sensibilizados e formados na prática para a conversão ecológica através do apoio de instrutores da Laudato si'.


Estudantes na horta do colégio - Fotos: Reprodução Vatican Media

Parece que as lições tiradas da Laudato si’, encíclica do Papa Francisco, ganham terreno gradualmente nas escolas geridas pelas Irmãs terciárias de São Francisco nos Camarões. O ensino da Laudato si’ no currículo educacional das escolas das Irmãs terciárias de São Francisco foi recentemente incluído no projeto “Caminhar juntos com o Evangelho da Criação”, iniciado pela irmã camaronesa Alphonsa Kiven, representante da congregação numa das comissões sobre a sinodalidade. O projeto é apoiado pela Comissão para a justiça, a paz e a integridade da criação (Justice, Peace and Integrity of Creation Commission, JPIC ) com a ajuda da irmã Sheila Kinsey, na época cossecretária da JPIC em Roma. Iniciado em março de 2023, o projeto visa criar consciência e compreensão da Laudato si’ e oferecer a experiência prática dos estudantes para a conversão ecológica. Esta iniciativa é uma resposta ao apelo do Papa Francisco a despertar o compromisso entre os jovens, renovando a paixão por uma formação inclusiva.


Uma estudanteUm estudante de obstetrícia aprende a arte de participar da obra criadora de Deus

Sob a orientação dos formadores, a religiosa Wiysahnyuy Ilyn, das Irmãs terciárias de São Francisco, o irmão Konyuy William e o irmão Mbiydzenyuy Bill Collins, da Ordem dos Frades menores capuchinhos, as aulas centram-se na importância de cuidar do meio ambiente e no impacto das atividades humanas sobre o planeta. Falando da relevância da conversão ecológica, a irmã Wiysahnyuy — que é também diretora do departamento de obstetrícia da escola — afirmou que «o nosso planeta enfrenta muitos desafios ecológicos e é nossa responsabilidade agir como guardiães do meio ambiente. Através da educação e da aplicação prática, podemos inspirar a nova geração a cuidar do nosso planeta e a agir em prol de um futuro sustentável».


Alunos reunidos em oração e reflexão em meio à natureza em frente à escola

Ao contrário das aulas normais, o projeto foi introduzido como atividade ao ar livre, começando por reflexões à sombra de uma árvore, precisamente em frente à escola. Os professores pediram aos alunos que se sentassem em silêncio e ouvissem o vento, que inspirassem e expirassem, que observassem atentamente tudo o que se passava ao seu redor na natureza, que prestassem atenção ao terreno e considerassem como ele foi maltratado. Em seguida, visitaram a horta da escola e colheram cenouras. Esta foi a dinâmica que chamou a sua atenção e que os ajudou a conectar-se com a natureza e a Mãe Terra.


O fato de a Catholic School of Health Sciences e o St. Elizabeth’s Catholic General Hospital, clínica pública de Shisong, estarem próximos e serem geridos pelas Irmãs terciárias de São Francisco, ofereceu aos estudantes a oportunidade de praticar ou estagiar no próprio hospital. Os estudantes, aprendendo com as aulas teóricas e práticas, explicaram às grávidas e às novas mães na maternidade do hospital os efeitos de certas atividades humanas na Mãe Terra e as consequências negativas para as próprias mulheres e para os seus filhos.


Colheita de cenouras da horta escolar no curso Laudato si' da Escola Católica de Ciências da Saúde em Shisong em Camarões

Além disso, foi feito um resumo da encíclica Laudato si’, no qual se sublinhava a necessidade de ouvir o clamor dos pobres e da Mãe Terra ferida. Aos alunos apresentou-se o estilo de vida de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, e depois eles foram encorajados a adotar práticas sustentáveis, como a plantação de árvores, a compostagem, o cultivo de flores, a poupança de energia e a redução da poluição. Os participantes fizeram desenhos, ilustrando o ambiente em que gostariam de viver e criar para as gerações futuras. Fon Catherine, uma das estudantes, disse que tenciona «falar sobre os cuidados a ter com a casa comum, a todos os doentes do hospital e onde quer que estejamos».


Nos desenhos produzidos pelos alunos, o futuro como esperam deixar às próximas gerações

Shisong está situada no Kumbo da Bui Division, na região noroeste dos Camarões. A Cshs é um espaço disponibilizado pelas Irmãs terciárias de São Francisco para os jovens e as jovens que querem tornar-se enfermeiros diplomados, técnicos de laboratório, parteiras e assistentes de enfermagem, inscritos nas respetivas ordens profissionais. O carisma fundador das Irmãs terciárias da província dos Camarões — onde estão presentes desde 1935 — é a educação das meninas e jovens desfavorecidas. Desde o início, a sua participação na educação diz respeito às mulheres e às meninas. As religiosas dirigem 12 escolas secundárias, além da Catholic School of Health Sciences. No âmbito da assistência médica, gerem vários estabelecimentos de saúde e quatro hospitais, incluindo o hospital católico de Santa Isabel em Shisong. Lendo os sinais dos tempos, ampliaram a sua missão de modo a incluir ministérios pastorais e sociais, com destaque para a assistência aos idosos, refugiados, migrantes, pessoas deslocadas internamente, órfãos, à agricultura e muito mais. A província dos Camarões das Irmãs terciárias de São Francisco também exerce estes ministérios na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, na Nigéria e em Marrocos.


Por Munyuy Mercy Vernyuy - Vatican News




Comments


bottom of page