top of page

Conselho Missionário Regional Norte 1 realiza assembleia eletiva

O Conselho Missionário Regional Norte 1 se reuniu nos dias 23 e 24 de setembro, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, Maromba, para realizar sua Assembleia Eletiva.


O encontro contou com a presença de mais ou menos 20 representantes da arquidiocese de Manaus, as dioceses de Coari e São Gabriel da Cachoeira, as Prelazias de Tefé e Borba e organismos missionários, como a Infância, Adolescência, Juventude Missionária, Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), com a presença de seminaristas que se formam no Seminário São José de Manaus.


Depois da oração inicial conduzida pela Alana Fernandes, da Juventude Missionária, aconteceu a apresentação das Diretrizes Regionais, que contou com a assessoria da Ir. Rose Bertoldo, Secretária Executiva do Regional Norte 1 e a escuta das Dioceses e Organismos. Os desafios apresentados mesclam as questões da linguagem, de um implícito desânimo-pessimismo, na dificuldade nas comunicações. A Síntese das escutas foi apresentada pelo Seminarista Matheus Marques destacando como as Diretrizes Do Regional tocam nossa ação e como já estamos realizando-as.


A nova equipe coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) é formada pelo Pe. Gutemberg Gonçalves, da Arquidiocese de Manaus, como coordenador, o primeiro vice coordenador, José Kennedy, do COMIDI da Arquidiocese de Manaus, ficando como segunda vice coordenadora Helen Prestes do IAM da Arquidiocese de Manaus). Os tesoureiros serão Matheus Marques, da Arquidiocese de Manaus, e Hallana Jéssica do IAM Amazonas. Finalmente, foram eleitos secretários, Alfredo Leonardo, da Diocese de São Gabriel da Cachoeira e Pablo Gabriel, da Diocese de Parintins. O Bispo Referencial é Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira e Presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Foi proposta uma Equipe de Assessores regionais que será conhecida na medida em que aceitem cada um daqueles que foram propostos pelo Conselho Missionário Regional.


Padre Raimundo Gordiano expôs um breve relatório da 37ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), sobre três pontos: os assuntos principais, os destaques e encaminhamentos. O encontro foi momento para realizar alguns apontamentos em vista da Experiência Missionária de Seminaristas que ocorrerá em Manaus no mês de janeiro de 2023, e para o 5º Congresso Missionário Nacional, também a ser realizado em Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023, com o tema “Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.


Antes da conclusão foi apresentado o conteúdo sobre a Campanha Missionária, exposto em forma de oficina, seguindo a dinâmica da Infância e Adolescência Missionária e a Juventude Missionária.


Por POM



コメント


bottom of page