Gana vai acolher a Terceira Assembleia da Juventude sobre Laudato sì
- Editora Mundo e Missão PIME
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Para comemorar o 10º aniversário da Laudato sì, a Rede Católica de Jovens para a Sustentabilidade Ambiental em África (CYNESA, sigla em inglês) vai acolher a Terceira Assembleia da Juventude sobre a Laudato sì em Acra, Gana, de 30 de maio a 1 de junho de 2025.

Espera-se que mais de 100 jovens participantes de diferentes religiões se envolvam em diálogos, advocacia e programação orientada para ações, visando enfrentar os desafios ambientais e sociais urgentes do nosso tempo.
Francisca Dommetieru Ziniel, coordenadora regional da CYNESA para a África Ocidental, disse ao Vatican News que o Gana conquistou o seu lugar como anfitriã da Assembleia deste ano.
“Gana tem estado na vanguarda da defesa do ambiente, especialmente através de campanhas lideradas por jovens contra a mineração ilegal, conhecida localmente como Galamsey, e através da nossa campanha anual Quaresma Verde, que promove uma vida sustentável”, disse Francisca.
“Esta Assembleia oferece uma oportunidade para ampliar estes esforços e posicionar os jovens como líderes na luta pela justiça ecológica”, acrescentou.
Caminhando Juntos na Marcha da Esperança
O programa de três dias incluirá sessões reflexivas sobre a crise climática utilizando o método Ver-Julgar-Agir, painéis de discussão sobre os impactos do Acordo de Paris e uma marcha anti-Galamsey subordinada ao tema “Caminhar Juntos na Esperança”. O evento culminará com a elaboração de um documento sobre a Posição da Juventude de Fé — uma declaração sobre o estado da ação ambiental dez anos após a Laudato sì e o Acordo de Paris.
Desde a sua publicação em 2015, a Laudato sì tem sido um documento fundamental para a missão da CYNESA, inspirando o seu trabalho de formação, advocacia e ação local. Com a Assembleia em Acra, a rede baseia-se em encontros bem sucedidos realizados anteriormente em Arusha e Nairobi, que envolveram colectivamente centenas de jovens na educação ecológica e na mobilização comunitária.

Por Gabriel Asempa Antwi – Acra, Gana – Vatican News
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui

Commenti