Depois de três anos em missão, Padre Ilson de Oliveira, pertencente aos Padres e Irmãos Palotinos, da Província de Santa Maria (RS), retorna ao Brasil para suas merecidas férias. Ele vai permanecer junto a sua família até o dia 17 de abril. Neste tempo partilhou sobre a sua vivência missionária.
O padre Ilson de Oliveira, em outubro de 2019 foi convidado pelo Conselho Provincial, na época padre Clesio Facco, para trabalhar em Moçambique, na Província de Cabo Delgado, no Distrito de Namuno. Com o coração exultante de alegria aceitou o convite. “Depois de uma longa e necessária preparação e vários acontecimentos, cheguei na Diocese de Pemba, no dia 11 de janeiro de 2022. O Padre Eriberto Schwamback estava me aguardando no aeroporto e no mesmo dia fomos para o distrito de Namuno, Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, local da nossa missão”, conta padre Ilson.
Foram dois anos de uma bela experiência apostólica num local histórico, sagrado e abençoado, onde vive um povo alegre e cheio de uma fé viva e radiante. Como experiência pessoal, padre Ilson, destaca a convivência com o povo. “Através do encontro aprendo a melhor servir e amar. Foram tantas as visitas nas aldeias, celebração da Santa Missa, reunião, formação e realização dos Sacramentos: Batizado, Primeira Comunhão e Matrimônio”.
O encontro com o povo tem sido sua motivação e inspiração para seguir com perseverança. No dia de visita do padre, as comunidades se organizam e participam em peso com a presença de muitas crianças. A maioria dos encontros são realizados embaixo das árvores com o povo simples e acolhedor.
A convivência com os confrades tem sido de grande importância, pois favorece a vida comunitária. “Na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus estou junto com o padre Eriberto, todos os dias rezamos com as Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico, que nos ajudam na missão”, lembra.
A Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, atualmente conta com 100 comunidades e 16 Zonas Pastorais. “Agradeço ao bom de Deus pelo dom da perseverança e tudo o que me concede, bem como à Província Nossa Senhora Conquistadora pela oportunidade que me concedeu em partir em missão”, disse.
E, por fim, o missionário recordou o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC - artigo publicado originalmente nas POM
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui
Comments