top of page

Missionários do PIME se reúnem em assembleia anual

Além de ser um momento de trabalho, o encontro anual também é uma ocasião para os missionários no Brasil se confraternizarem


De dia 16 a dia 20 de janeiro, os missionários do PIME que atuam em missão no Brasil se reuniram para a assembleia anual. O encontro contou com a participação de 41 missionários vindo de vários estados do Brasil, também estavam presentes os padres Ferruccio Brambillasca, superior geral, e Raffaele Manenti, conselheiro geral, responsável para o continente americano. A assembleia aconteceu no Centro de Animação Missionária do PIME em Ibiporã, Paraná.


O primeiro dia da assembleia foi inaugurada com a celebração da Santa Missa, depois do jantar, foi dedicado um momento de espiritualidade, o retiro foi conduzido pelo dom Mário Pasqualotto, bispo emérito auxiliar de Manaus.


No dia seguinte, à tarde, foram apresentados os relatórios das diversas atividades pastorais e de animação missionária realizadas nas áreas missionárias do PIME. Outro momento significativo foram os trabalhos em grupo de cada área missionária, foram relatados os desafios de cada missão e foram avaliadas a relevância das presenças do PIME em relação às realidades das igrejas locais. Após os trabalhos em grupo, houve a sessão plenária pela qual foram aprofundados os assuntos tratados nos pequenos grupos.

As críticas, intervenções, reflexões e sugestões que surgiram durante a sessão plenária servirão como pistas para o planejamento das próximas prioridades missionários do instituto. Além de ser um momento de trabalho, o encontro anual também é uma ocasião para que todos os missionários do PIME no Brasil se encontrarem e se confraternizarem uma vez. A assembleia de 2023 encerrou com a santa missa e almoço.


Por padre Ace Valdez, PIME



Comentarios


bottom of page