"Sejamos missionários para que hoje muitos, muitos de nossos irmãos e irmãs se deixem transformar por esta Palavra que sempre, sempre nos ensinará algo, sempre nos interpelará algo, e sempre nos desafia, às vezes involuntariamente, mas a Palavra de Deus é para sempre", foi a exortação do arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo José Brenes, na celebração de abertura da Semana Bíblica. A celebração teve início com a entronização da Palavra de Deus, "que é viva e dinâmica", ressaltou o purpurado
"Será a semana do encontro com a Palavra e da nossa capacidade de escuta, a começar por mim, por nossos padres e por cada um de vocês: que durante esta semana nos tornemos missionários da Palavra."
Foi a exortação que o arcebispo de Manágua, na Nicarágua, cardeal Leopoldo José Brenes, dirigiu aos fiéis durante a Missa que presidiu no domingo, 25 de setembro, na Catedral metropolitana, para o início da Semana Bíblica, transmitida pela mídia católica.
Deixar-se transformar pela Palavra de Deus
"Sejamos missionários para que hoje muitos, muitos de nossos irmãos e irmãs se deixem transformar por esta Palavra que sempre, sempre nos ensinará algo, sempre nos interpelará algo, e sempre nos desafia, às vezes involuntariamente, mas a Palavra de Deus é para sempre", ressaltou o purpurado.
A celebração começou com a entronização da Palavra de Deus, "que é viva e dinâmica, e é em si mesma o primeiro encontro que todos temos de maneira pessoal e íntima com o Senhor", disse o cardeal Brenes.
Deixar-se interpelar pelo Senhor
"Nela encontramos o ensinamento, nela encontramos a coragem, nela encontramos a força, mas podemos encontrar na Palavra também um chamado à atenção, e esse chamado à atenção nos convida a meditar sobre essa Palavra, sobre o que o Senhor me pede".
O cardeal Brenes convidou cada família a entronizar a Palavra de Deus em sua casa, para que durante o dia "o jovem, a jovem, a avó, o pai, a mãe, possam aproximar-se e deixar-se interpelar pelo Senhor, o que o Senhor me pede, o que Ele me pede durante esta semana"?
A força é a presença de Cristo
Comentando as leituras do dia, o arcebispo de Manágua nos convidou a refletir sobre a questão: Qual é a nossa segurança? Em que estamos colocando nossa segurança? "Se não temos nossa segurança em Cristo Jesus, nós a colocamos nas coisas do mundo... todas praticamente transitórias", "bens materiais que são positivos, são bons, mas não são o que dá vida, quem dá vida é o afeto, a força é a presença de Cristo".
(com Fides)
Comments