top of page

Papa: o melhor remédio para curar a dor de uma família ferida é o perdão

Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de março, dedicada às famílias em crise, o Papa Francisco diz que "na família, cada pessoa é valiosa porque é diferente das outras, cada pessoa é única. Mas as diferenças também podem causar conflitos e feridas dolorosas". Francisco afirma também que "perdoar significa dar uma nova oportunidade. Deus faz isto conosco o tempo todo".



Foi divulgada, nesta terça-feira (04/03), a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de março dedicada às famílias em crise, um tema cada vez mais importante na sociedade atual, na qual, em muitos países, o número de separações e divórcios ultrapassa o de casamentos.


Não existem famílias perfeitas

Portas batendo, gritos em casa diante dos filhos, discussões fortes entre pais e filhos, conflitos entre irmãos e irmãs: O Vídeo do Papa, que acompanha as palavras de Francisco, mostra cenas da vida quotidiana que quase todos nós conhecemos de perto. De fato, todas as famílias têm as suas tristezas e alegrias, os seus momentos de crise:

Todos sonhamos com uma família linda, perfeita. Mas não existem famílias perfeitas. Cada família tem os seus problemas e também as suas grandes alegrias.


Cada pessoa é valiosa

Com frequência, os conflitos têm a sua origem nas diferenças entre os membros da família. Por isso, importa saber respeitar e valorizar cada um, com a certeza de que todos têm alguma contribuição a dar para a união da família.

Na família, cada pessoa é valiosa porque é diferente das outras, cada pessoa é única. Mas as diferenças também podem causar conflitos e feridas dolorosas.


O perdão renova sempre a família

Francisco afirma também que, quando os conflitos provocam feridas profundas, "o melhor remédio para curar a dor de uma família ferida é o perdão".

Perdoar significa dar uma nova oportunidade. Deus faz isto conosco o tempo todo. A paciência de Deus é infinita: Ele perdoa-nos, levanta-nos, faz-nos começar de novo.

Ao dar aos outros uma nova oportunidade, como Deus faz conosco, "o perdão renova sempre a família, permite olhar para o futuro com esperança".

Mesmo quando não é possível o “final feliz” que gostaríamos, a graça de Deus nos dá força para perdoar e traz paz, porque liberta da tristeza e, sobretudo, do ressentimento.


Redescobrir as riquezas de cada um

No entanto, como explica o Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Amoris laetitia, "a experiência mostra que, com uma ajuda adequada e com a ação de reconciliação da graça, uma grande percentagem de crises matrimoniais é superada de forma satisfatória. Saber perdoar e sentir-se perdoado é uma experiência fundamental na vida familiar". Quando se ultrapassa uma crise aprende-se "a ser feliz de maneira nova, a partir das possibilidades que abre uma nova etapa".


Rezemos para que as famílias divididas encontrem no perdão a cura das suas feridas, redescobrindo, até nas suas diferenças, as riquezas de cada um.


Por Vatican News

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado sobre Mundo, Igreja e Missão, assine a nossa newsletter clicando aqui



Comments


pngwing.com (1).png
bottom of page