top of page

PIME no Brasil promove campanha solidária para o Chade

Tikem é uma das aldeias onde o PIME está presente. A situação da seca é alarmante e deixa a população local preocupada


pe. Francisco "Chico" da Silva, missionário do PIME no Chade

O PIME no Brasil lança uma nova campanha solidária "Água para Tikem" em prol da missão do padre Francisco "Chico" da Silva na sua missão no Chade na África. A campanha beneficiará um projeto da escavação de dois poços na aldeia de Tikem, uma das comunidades onde o PIME está em missão. O projeto vai financiar a escavação de 2 poços que custarão R$ 50,000.00.


O Chade, além da pobreza econômica, é também castigado pelas mudanças climáticas. Em 2017, a mesma organização das Nações Unidas levou a público uma análise e relatou que o Lago Chade, a maior reserva aquífera do pais, perdeu 90% das suas águas desde 1960.


Uma parte da aldeia de Tikem (cred. Arquivo PIME)

A seca se estende por todo o país e limita o acesso à água potável. A dificuldade para a obtenção desse recurso vital é o mais sério problema de Tikem nos últimos anos. Tikem é uma cidade com 61 mil habitantes, a maioria absoluta é de agricultores, pecuaristas e pescadores. Com a sua ajuda, serão beneficiadas cerca 500 pessoas incluindo crianças e adultos.


“O Chade é um país que vai se tornando um deserto. O deserto do Sahara está aumentando, sempre e sempre mais. A nossa região tem um período de chuva muito curto, quatro meses, no máximo, se tanto, e oito meses de seca ou estiagem, no mínimo. A população sofre bastante, pois as pessoas dependem da chuva e da água, sobretudo os agricultores e criadores de gado. Quando não chove, o gado morre e as pessoas sofrem." - padre Francisco da Silva

Padre Francisco da Silva, nasceu no Rio Grande do Norte e cresceu no estado do Paraná, ordenado sacerdote em 1983 e foi missionário na Costa do Marfim, Camarões e atualmente um dos pioneiros missionários da missão do PIME no Chade junto com os padres Luiz Perez (México) e Marco Frattini (Itália).



Como coloborar? As doações podem ser feitas pela transferência:

BANCO SANTANDER (33)

AG: 3412, CONTA: 13008869-1


Ou pelo PIX:

CHAVE PIX: 11987440051

PONTIFÍCIO INSTITUTO DAS MISSÕES (PIME)

CNPJ: 62.081.203/0001-07

 

bottom of page