top of page

Sínodo: tem início a fase continental na América Latina e Caribe

A reunião final da fase continental do sínodo começa na Colômbia. Os representantes eclesiais viverão dias de oração e discernimento para preparar o documento final desta etapa do caminho sinodal


Os representantes eclesiais de toda a América Latina e Caribe se reúnem de 17 a 20 de março em Bogotá, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), para participar da fase continental do sínodo e continuar o processo de discernimento, de todas as contribuições da consulta e escuta que realizaram preliminarmente, para depois escrever uma síntese continental.

Antes desse encontro, o Celam também organizou encontros regionais que permitiriam uma maior participação das igrejas particulares, com suas contribuições e reflexões. As assembleias foram realizadas em El Salvador, República Dominicana, Equador e Brasil, o que facilitou a participação de mais de 400 representantes eclesiais de toda a América Latina e Caribe.

Assembleias sinodais para ouvir o Espírito Santo O diretor do centro de comunicação do Celam, Óscar Elizalde, que participou dos encontros regionais, considera que tiveram uma visão expandida da sinodalidade da Igreja: "também nos dá um olhar bastante amplo, diversificado, mesmo com muitas nuances e sobretudo com aquela intenção que senti nas quatro assembléias de uma busca sincera de escutar o Espírito através dos irmãos e irmãs. É o discernimento comunitário, de modo que esta é a base para o trabalho destes dias, honestamente não faria sentido poder fazer um documento se não fosse baseado nessas contribuições”, disse aos microfones do Vatican News – Rádio Vaticana.

O Sínodo sobre a Sinodalidade sugeriu para a fase continental o método da conversação espiritual, que é a busca da voz de Deus, na forma de discernimento, através do encontro comunitário e do diálogo.

Trabalhos em desenvolvimento para a fase continental do sínodo em Bogotá (Colômbia)


Leitura colegial dos pastores Em sequência, de 21 a 23 de março, será realizada presencialmente uma reunião dos secretários gerais das Conferências Episcopais e, também participarão virtualmente os presidentes dos episcopados, para reler colegialmente a experiência sinodal e validar o documento final desta fase que será enviado até 31 de março à Secretaria Geral do Sínodo.

Esta fase continental faz parte do processo sinodal. Procura enfatizar o diálogo entre a Igreja universal e a Igreja particular, aprofundando o discernimento em cada continente, a partir do que o Povo de Deus expressou nas assembleias realizadas em todo o mundo.

O documento da etapa continental recorda que “ao longo do caminho experimentaram a alegria de se encontrarem como irmãos e irmãs em Cristo, compartilhando o que a escuta da Palavra fazia ressoar dentro deles e se questionando sobre o futuro da Igreja”.

O Celam, por meio de sua Equipe para a Fase Continental, assumiu a tarefa de animar e coordenar as ações necessárias para a realização desta etapa por meio da colaboração com as Conferências Episcopais, com o desenvolvimento de encontros regionais e a elaboração da síntese continental.


Por Johan Pacheco, Bogotá


Comments


bottom of page