top of page

Velório Municipal de Assis-SP passa a ter o nome “Padre Antônio Carlos Nunes – PIME”

O projeto da lei visa a eternizar a memória do missionário originário da Vila Prudenciana. A iniciativa foi votada com unanimidade.

O Velório Municipal na Vila Prudenciana em Assis localizado na Rua Santa Isabel n° 2 ganha um novo nome “Padre Antônio Carlos Nunes – PIME”. Conforme o site da Câmara Municipal de Assis, a decisão foi votada durante a sessão ordinária no dia 13 de março. O vereador Carlinhos Zé Gotinha apresentou o projeto da lei e obteve um voto unânime com 14 favoráveis. Padre Antônio “Toninho” Nunes é originário de Assis, missionário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), faleceu no dia 14 de fevereiro em 2021 pelo Covid-19.


Caminhada formativa

Padre Toninho nasceu em Assis, SP em 10 de dezembro de 1954. Ingressou no PIME em 1977 em Londrina no Paraná, completou seus estudos de Filosofia no seminário diocesano de Londrina, como aluno do PIME e completou o percurso formativo com estudos teológicos no seminário do Instituto de Florianópolis em Santa Catarina, dia 18 de Dezembro de 1981 fez a Promessa Definitiva ao PIME e a 11 de Dezembro de 1982, na Vila Prudenciana – Assis – SP , na igreja Nossa Senhora de Fátima, foi ordenado sacerdote por imposição das mãos de Dom Antônio de Sousa, bispo diocesano de Assis.


Vida em missão e no instituto

Padre Toninho foi destinado para a Costa do Marfim (África) onde ficou por quase 20 anos. Em 2002, foi chamado de volta ao Sul do Brasil, desenvolveu o serviço de Animador Missionário na Arquidiocese de Florianópolis em Santa Catarina, em seguida foi eleito Superior Regional em 2004. Em 2007 tornou-se membro da Direção Geral como Conselheiro Geral. Após o mandato, volta ao Brasil onde assumiu o cargo de Reitor do Seminário Filosófico de Brusque e posteriormente a nomeação de Pároco da Paróquia São Francisco Xavier em Vila Missionária (Diocese de Santo Amaro - São Paulo), Conselheiro Regional, Ecônomo, Reitor da Casa Regional em São Paulo antes de falecer pelo Covid-19.



Comments


bottom of page