top of page

Arquidiocese de Olinda e Recife realiza a II Jornada Missionária

No dia 2 de setembro aconteceu, no centro pastoral Várzea, na Arquidiocese de Olinda e Recife, a II Jornada Missionária. A Jornada tem como objetivo lançar a Campanha Missionária para o mês de outubro. Trata de apresentar os materiais, a temática, a distribuição dos materiais às paróquias e a formação às lideranças sobre a vivência e compromisso missionário nas paróquias.



O evento contou com as várias lideranças das paróquias, representantes dos COMIPAs, Infância e Adolescência Missionária, sacerdotes, religiosos e religiosas. Na ocasião foi feito uma bela acolhida aos participantes, apresentações da coordenação do Conselho Missionário arquidiocesano, organizadores da atividade.


O coordenador do COMIDI, Pe. Edicarlos Alves OMI, fez uma breve reflexão sobre a missionariedade e acolheu o Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, que apresentou a temática do mês missionário 2023 e alguns pontos chaves para a caminhada missionária local e o carisma universal. O secretário destacou que “o ide da igreja local tem a ver com a comunhão de todas as igreja locais unido ao Papa Francisco na oração, compromisso de todos os cristão católicos e a solidariedade missionária através da coleta missionária, que ajuda o Papa e o Dicastério a acompanhar 1.100 dioceses recém criadas no mundo. Além de cooperamos com a missão universal somos chamados a abraçar um projeto ad gentes junto ao regional, e abraçar uma igreja Irmã, proposta do Programa Missionária Nacional. Isso não significa esquecer nossa pastoral ordinária, pelo contrário, somos chamados a viver melhor a nossa missionariedade permanente atentos ao nosso chão, a nossa realidades, mas abertos a comunhão com toda Igreja. Assim, além de sair podemos acolher, não somente missionários que chegam, acolher também tantos migrantes em nosso território geográficos e nas diversas situações existenciais que a igreja é chamada a viver sua natureza, evangelizando sendo presença misericordiosa e amorosa no Cristo, o enviado do Pai”.


Pe. Edicarlos destacou a frase do Papa Francisco em que Missão é de Deus e nós somos os seus colaboradores. “Por isso reunimos as diversas forças missionárias para que com entusiasmo, planejamento e disposição possamos viver o outubro missionário através dos materiais da campanha, motivando as diversas realidades eclesiais compreendendo o que a Igreja é por natureza, missionaria”.


A jornada seguiu com várias oficinas: IAM, Juventude Missionária, comunicação Missionária, COMIPAs, COMISES, Famílias Missionárias padres e religiosas na vida Missionária. Conclui-se com o envio de todos os participantes na Jornada Missionária.


Por POM


Comments


bottom of page